França mobiliza polícia para conter protestos de agricultores
Produtores se mobilizam contra medidas que podem prejudicar o trabalho do setor
Legenda: Produtores se mobilizam contra medidas que podem prejudicar o trabalho do setor.
Fonte: Reprodução/X
O governo da França mobilizou mais de 15 mil policiais para tentar conter os efeitos de um grande protesto de agricultores nos arredores de Paris, na França. A força-tarefa foi ativada porque os produtores decidiram bloquear as vias mais importantes de saída e acesso à capital francesa.
O grupo vem protagonizando diferentes protestos fora da zona rural para manifestar oposição a medidas que, na visão dos fazendeiros, podem prejudicar o trabalho do setor. Os principais entraves são a burocracia e a política ambiental.
No ano passado, a União Europeia aprovou uma lei que obriga os 27 países da organização a implementar ações para restaurar terras degradadas. Os produtores também protestam contra a redução de subsídios, o que tem , segundo eles, levado a um aumento da competitividade de produtos estrangeiros, como do Brasil.
O governo Emmanuel Macron tem feito concessões nos últimos dias aos agricultores, prometendo acabar com o aumento de preços do diesel, combustível usado no maquinário, e anunciando também um fundo de emergência para ajudar os fazendeiros — mas os protestos continuam crescendo.