Veja a previsão do tempo para o fim de semana
Chuvas perdem força no centro-norte; Mudanças no centro-sul./ AGROLINK -Agrotempo
Por Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink
Com revisão de Aline Merladete
Neste final de semana, a previsão do tempo é influenciada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve trazer chuvas volumosas, especialmente no Centro-Norte do Brasil. A partir de domingo, espera-se um enfraquecimento desse sistema. O tempo será relativamente estável, com exceção de um aumento de instabilidades no Sul e Sul-Sudeste, devido a temperaturas mais altas e umidade.
As temperaturas mais elevadas vão se espalhar, diminuindo a presença de frio, embora ainda sejam esperadas temperaturas abaixo de 10°C em algumas áreas do sul na madrugada de sábado.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A previsão indica chuvas significativas no norte de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Bahia, com até 150 mm previstos em três dias.
Uma massa de ar seco trará temperaturas mais elevadas no Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste do Rio Grande do Sul.
Já para a segunda-feira, uma mudança no tempo é esperada com o surgimento de instabilidades nas áreas secas do final de semana e uma possível quebra no padrão da ZCAS, principalmente na Bahia, onde ainda ocorrerão chuvas no oeste e sul do estado.
Confira a previsão para os próximos dias:
Sábado (27/01)
A ZCAS deve continuar ativa na região Centro-Norte do país, mantendo as instabilidades sobre o norte de Minas Gerais, norte de Goiás, sul do Pará, sul do Tocantins, praticamente todo o estado Baiano e Piauí.
As precipitações devem superar a marca dos 50 mm em algumas regiões que vêm sendo fortemente afetadas pelas chuvas mais recorrentes. Isso vem aumentando a necessidade de monitoramento e acompanhamento fitossanitário, embora as chuvas estejam sendo muito positivas em relação a recuperação hídrica.
Áreas da região Sul também devem continuar registrando chuvas, mesmo que essas ocorram de forma mais irregular e passageira, como em setores do norte do Rio Grande do Sul e Paraná, bem como no leste de São Paulo.
Por outro lado, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo e Oeste Paulista, devem registrar um sábado de tempo seco e temperaturas elevadas.
Ao sul do Rio Grande do Sul, apesar do tempo mais seco, as temperaturas devem ser amenas.
Domingo (27.01)
A tendência para o domingo apresenta uma quebra no padrão das chuvas da ZCAS, ainda que os corredores de umidade permaneçam ativos sobre o centro-norte do país. Esse enfraquecimento das chuvas deve ser indicado, tanto pela diminuição das áreas com potencial de precipitações como nos volumes previstos para o dia.
As chuvas diminuem no nordeste do Nordeste, embora, sejam esperados volumes na ordem dos 30 a 40 mm em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, oeste e Sul da Bahia, assim como no norte de Mato Grosso.
Apesar disso, espera-se um aumento das precipitações em áreas da região Sul, como no sudeste do Rio Grande do Sul, em função dos ventos úmidos do oceano, bem como no oeste de São Paulo e Triângulo Mineiro. Porém os volumes previstos variam entre os 3 e 10 mm na maioria das áreas.
Ainda no domingo, o predomínio áreas do sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e sudoeste gaúcho, devem seguir com o predomínio de tempo seco.