Com foco em tecnologia, Show Rural Coopavel 2024 espera atrair mais de 300 mil visitantes
O evento pretende movimentar mais de 5 bilhões de reais em negócios
Foto: Divulgação/AEN
A 36ª edição do Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras de tecnologia para o agronegócio, está marcada para ocorrer entre os dias 4 e 9 de fevereiro no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel, no oeste do Paraná. Com expectativa de atrair mais de 300 mil visitantes ao longo de cinco dias, o evento pretende movimentar mais de 5 bilhões de reais em negócios.
Os preparativos para o evento estão em pleno vapor, com cerca de cem montadoras credenciadas para receber os mais de 600 expositores esperados. O Show Rural Coopavel busca oferecer soluções para diversas áreas do setor agrícola. Um exemplo é o Espaço Impulso, que desde 2022 funciona como um showroom permanente de soluções para o agronegócio.
Kleberson Angelossi, gerente de Inovação da Coopavel, destaca os objetivos do espaço: “Temos dois objetivos aqui dentro, um é demonstrar soluções permanentemente em um grande showroom do agronegócio potencializado dentro do Show Rural e os eventos que nós fazemos. E o outro é validar novas soluções por meio de demandas e por meio dessas conexões de novas soluções que aparecem aqui e nos deixamos expostas durante todo o ano.”
Uma das startups presentes no evento é a Daga Agrinavi, que desenvolveu uma ferramenta inovadora para pulverizações mais eficientes e sustentáveis. Alisson Luan Daga, Diretor técnico da Daga Agrinavi, explica: “A ideia era desenvolver uma antena que pudesse enviar dados de posição sem fio para que o tablet ou o celular pudesse ter precisão nas aplicações. Surgiu então o GPS agrícola, e expandimos para outras soluções voltadas para tablet e celular, tudo com tecnologia sem fio.”
Guilherme Palaver, produtor rural, compartilha sua experiência com a tecnologia: “Antes, era muito gasto, precisava de dois tratores para fazer a marcação. Agora, com o GPS, economizo um trator, combustível e tenho mais tempo para outras coisas na propriedade.”
A proposta da Daga Agrinavi é direcionada para pequenos produtores, permitindo a aplicação das novidades usando o celular com precisão e praticidade. Josiane Gonçalves, diretora da Daga Agrinavi, destaca: “A gente veio justamente com o intuito de atender o pequeno produtor por meio de tecnologias que desenvolvemos. Nossos equipamentos se comunicam todos via Bluetooth, usando o próprio celular ou tablet, rompendo um pouco o padrão do mercado.”