Ferrugem exige medidas preventivas

Publicado no dia 23/01/2024 às 11h43min
"A tecnologia de base do fungicida é pioneira no mercado"/ AGROLINK -Leonardo Gottems

Recentes estudos, incluindo pesquisas da Embrapa Soja, destacam a reduzida eficácia dos fungicidas triazois, estrobilurinas e carboxamidas contra o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem da soja. Essa menor sensibilidade tem suscitado alertas entre os produtores agrícolas. Além disso, consultores e pesquisadores observaram novas mutações no agente patogênico nos últimos meses, agravando as preocupações e resultando em novas diretrizes oficiais para o controle efetivo da doença.

“A ferrugem chegou mais cedo na safra 2023-2024, principalmente nos estados do Sul, e uma nova mutação do fungo-vetor da doença deve agravar a resistência a determinados fungicidas”, observa José de Freitas, engenheiro agrônomo, da área de Desenvolvimento de Mercado da Sipcam Nichino Brasil. “Esse quadro reforça a necessidade de o produtor rotacionar ingredientes ativos menos vulneráveis à resistência nas aplicações preventivas.”

Freitas menciona que o Consórcio Antiferrugem prevê uma alta incidência de ferrugem ao longo da safra, principalmente devido ao plantio mais tardio em várias regiões do país. O agrônomo destaca recomendações do Consórcio, como a rotação de ingredientes ativos de fungicidas com diferentes mecanismos de ação e a aplicação preventiva associada a fungicidas protetores ou multissítios. Ele destaca o fungicida Fezan Gold, distribuído pela Sipcam Nichino, como uma solução adequada para a safra.

De acordo com José de Freitas, o fungicida Fezan Gold vem sendo avaliado há mais de seis anos nos Ensaios de Rede do Consórcio Antiferrugem. “Permanece desde então entre as soluções de ponta mais eficazes no controle da doença”, assinala. Conforme o agrônomo, de 2018 para cá Fezan Gold figura entre os seis fungicidas mais estáveis no tocante ao controle da ferrugem asiática, com indicador médio de desempenho da ordem de 65%.

“A tecnologia de base do fungicida é pioneira no mercado e reúne as propriedades sistêmica e protetora com ação multissítio. Fezan Gold segue um dos poucos a deter tais características. Por isso, continua estratégico sobre a ferrugem e outras doenças”, complementa.
 

Fonte: Agrolink

Populares

ÚLTIMAS

STF suspende lei sobre penas para invasores de terras

20 de setembro de 2024 às 16:04:45

IGC prevê produção e demanda recorde de grãos

20 de setembro de 2024 às 15:57:03

Banco analisa mercado de fertilizantes: Confira

20 de setembro de 2024 às 15:53:09

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br