Gigantes da pecuária aceleram planos para rastrear todos os bovinos

Publicado no dia 01/12/2023 às 18h07min
Governo do Pará também anuncia plano para que rebanho esteja microchipado Por redação com informações da assessoria de imprensa | Agrofy News

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, empresas gigantes da pecuária brasileira, anunciaram planos para rastrear todos os bovinos. São elas: a Marfrig e a JBS.

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, anunciou uma nova fase do Programa Verde+.

Lançado em julho de 2020, o programa tem o objetivo de acelerar o seu compromisso de estabelecer uma pecuária de baixo carbono, 100% rastreada, livre de desmatamento, inclusiva e mais produtiva e rentável.

A Marfrig investirá 100 milhões de reais para acelerar o programa e se compromete a controlar 100% de sua cadeia de fornecimento de gado, direta e indireta, até 2025 em todos os biomas, antecipando a meta inicial de 2030.

“Nosso objetivo é acelerar ainda mais a nossa plataforma e atingir 100% de rastreabilidade da cadeia de valor até 2025, em todos os biomas brasileiros, antecipando em cinco anos a nossa meta”, diz Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig.

JBS: aporte de R? 43,3 milhões
A JBS, uma das maiores empresas globais de alimentos, revelou que investirá R? 43,3 milhões nos próximos três anos para melhorar a transparência e a rastreabilidade da cadeia do gado no Pará. 

A empresa vai investir no Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Bovídeos Paraenses, lançado hoje em Dubai pelo governo paraense.

O objetivo é que todo o rebanho do Pará esteja microchipado até 2026.   

A JBS visa com o investimento aumentar a transparência da cadeia produtiva, apoiar pequenos produtores com programas de regularização ambiental e adoção de práticas regenerativas e sistemas agroflorestais.

"O que a gente faz aqui, tanto do ponto de vista sanitário como do ponto de vista de sustentabilidade, não tem em lugar nenhum do mundo. A gente não vê nos Estados Unidos, não vê na Europa, não vê na Austrália", salientou a diretora executiva de assuntos corporativos da JBS, Marcela Rocha. 

Programa paraense
O Programa de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Pecuária de Bovídeos Paraenses, do governo do Pará, já conta com incentivo financeiro de R$ 123 milhões. Além da JBS, o Fundo Bezos vai investir no projeto.

"A intenção é que possamos demonstrar que a pecuária sustentável pode convergir com a preservação ambiental e respeito às normas ambientais. Por outro lado, abrir novos mercados quando se tem uma pecuária íntegra numa cadeia que esteja dentro das conformidades", disse governador do Pará, Helder Barbalho.

Segundo ele, “ao abrir novos mercados, valorizamos atividade, agregamos valor e incrementamos a renda do produtor: desde a agricultura familiar, até o produtor de larga escala”.

O Fundo Bezos também vai cooperar com o programa com R$ 80 milhões nos próximos três anos.

"Isso é bom para todo mundo, não só para um lado", comentou Christian Samper, diretor executivo do Fundo Bezos.

Pontapé inicial
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve presente no lançamento e quer que o programa seja exemplo.

“Vamos transformá-lo em um programa para todos os estados brasileiros, na certeza de que isso se tornará uma referência no Brasil e mais uma vez para o mundo", disse.

O programa paraense traz uma série de metas: ter 100% do tra?nsito de bovinos rastreado individualmente até dezembro de 2025 e todo o rebanho até dezembro de 2026; 75% dos Cadastros Ambientais Rurais validados até dezembro de 2025 e 100% até́ dezembro de 2026.

Também prevê recuperação de 20% da área de pastagens degradadas e a priorização da implementação da rastreabilidade no entorno de Territórios Coletivos, como povos indígenas e comunidades tradicionais.   

Fonte: PORTAL GHF

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br