ABCZ participa do Fórum Planeta Campo 2023
Evento promovido pelo Canal Rural e apoiado pela entidade traz discussões sobre sustentabilidade e as novas exigências do mercado agropecuário diante da COP28, em São Paulo (SP)
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marcou presença no Fórum Planeta Campo 2023, evento desenvolvido pelo Canal Rural e voltado para apresentar discussões relativas à sustentabilidade do setor agropecuário, em preparação para a COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O fórum, que conta com o apoio da ABCZ, acontece nesta quinta-feira (9), em São Paulo (SP).
O encontro foi criado no intuito de reunir especialistas, autoridades e lideranças do segmento, além de estudantes e pesquisadores, para abordar os temas que pautarão o futuro da produção sustentável no campo e da competitividade no mercado.
Em parceria com o Canal Rural, a ABCZ também irá participar dos programas diários do Planeta Campo, complementando o conteúdo discutido durante o fórum.
No decorrer do evento, o Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, representou o Presidente Gabriel Garcia Cid em um dos painéis que compõem a programação do Fórum Planeta Campo, intitulado ‘As Novas Regras do Jogo: problemas ou oportunidades para o agro?’, que contou com a participação virtual do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
“É importante ressaltar que todo problema, quando bem resolvido, se transforma em oportunidade. É na frente desse cenário que o Brasil se encontra – estamos transformando as novas exigências do mercado, até então vistas como problemas, em oportunidades de mercado”, resume Juan.
De acordo com o Gerente, o momento é muito propício para se definirem as estratégias que servirão como norte na atuação do agro nacional. Entre os temas abordados, destaca-se a necessidade da utilização de animais de genética superior para potencializar a produtividade das pastagens reformadas – assunto ressaltado por Juan em conversa com o ministro Carlos Fávaro.
“A transformação dessa agenda vai se dar por meio do aumento da produtividade, de controles, como a rastreabilidade, que, certamente, estará muito presente daqui para a frente, e, ainda, por incentivos como, por exemplo, os programas do governo ligados à reforma de pastagens”, explica.
“Com certeza, estamos diante de muito mais oportunidades do que problemas. São os obstáculos que desafiam o setor a se superar.”
Juan foi acompanhado no painel pelo advogado especialista em ESG e Comércio Internacional, Bruno Galvão; o conselheiro da Seção de Comércio da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna; a secretária de inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Renata Miranda; e a editora-chefe do Planeta Campo, Yahell Bonfim.
COMPARTILHE