PM frustra duas tentativas de invasão de grupo do MST em Santa Catarina

Publicado no dia 25/10/2023 às 11h49min
Ações ocorreram em Canoinhas e Major Vieira, no norte do estado

Após a desocupação em Canoinhas, o grupo se deslocou para uma outra propriedade particular em Major Vieira. (foto - redes sociais)

Um grupo de 60 membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi expulso de uma fazenda em Canoinhas, Santa Catarina, no último final de semana.

A invasão foi desarticulada pela Polícia Militar, que levou 200 policiais ao local, no final da tarde do sábado.

Após negociação, os policiais retiraram os invasores, seus pertences e cerca de 26 veículos utilizados pelo grupo do local.

Durante a operação, a PM identificou infrações de trânsito, o que levou ao recolhimento de três veículos. Além disso, a PM apreendeu várias armas brancas, incluindo foices, enxadas e machados.

A PM prendeu em flagrante o líder do MST e mais duas pessoas pelos crimes de invasão de propriedade e dano.


O MST alegou que a propriedade invadida, de 600 hectares, pertence à União e é objeto de uma ação antiga do movimento para desapropriação com fins de reforma agrária.

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, afirmou que a Polícia Militar realizou a operação para proteger a propriedade privada e que eventuais disputas sobre a terra devem ser resolvidas judicialmente.

Segundo o movimento, a PM teria agido com truculência. "Houve abuso de autoridade. Eles apresentaram um documento de reintegração de posse sem assinatura. Nós vamos preparar um dossiê e processar o governo do estado de Santa Cataria por essa ação", afirmou Lucidio Ravanello, da direção nacional do MST.

As famílias iniciaram a ocupação logo cedo, por volta das 6h da manhã. A polícia iniciou a operação de despejo também pela manhã, mas retornou depois das 12h com forte aparato, com helicópteros, drones e numeroso contingente.

As famílias despejadas são oriundas da própria região, que foi o epicentro da Guerra do Contestado, conflito em que o Estado brasileiro expropriou famílias de trabalhadores rurais, no início do século 20.


Na postagem, a PM afirma que a ocorrência foi resolvida "de forma pacífica com a retirada das pessoas, seus pertences e seus veículos, aproximadamente 26 veículos utilizados pelo grupo".

Grupo despejado tentou invadir outra propriedade
Após a desocupação em Canoinhas, o grupo se deslocou para uma outra propriedade particular em Major Vieira. A PM realizou ações ostensivas na região na manhã de ontem (23) e desmobilizou a invasão, na localidade Gleba Toldo de Cima.

No local, havia cerca de 20 pessoas, entre mulheres e crianças. De acordo com a PM, parte destas pessoas foi escoltada até a cidade mais próxima, de onde deverão seguir para suas cidades de origem.

A área ocupada pelo MST em Major Vieira fica próxima de um assentamento incorporado à reforma agrária no mês de agosto deste ano.

Em Canoinhas, há soldados da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército, vindos de Ponta Grossa (PR), que passam por adestramento, mas também realizam atividades de patrulhamento na região. Eles devem permanecer na cidade pelos próximos dias.

Fonte: Agrofy News

Populares

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

20 de setembro de 2024 às 11:43:51

Cotações - Boi gordo (Boi China)

20 de setembro de 2024 às 11:42:26

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br