Está aberta a temporada de jabuticabas; Goiás tem o maior jabuticabal do mundo

Publicado no dia 04/09/2023 às 11h52min
Fazenda Jabuticabal, localizada no Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, já começou a receber turistas

Temporada normalmente dura cerca de três meses. | Foto: Nivaldo Ferr.

Safra de jabuticaba
O início do mês de setembro é marcado por ser uma das épocas mais esperadas pela população goiana. Com o começo da temporada de jabuticaba, os moradores podem se deliciar com as frutinhas nascendo nos pomares. Considerado o maior jabuticabal do mundo, a fazenda Jabuticabal, localizada no Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, é pioneira no cultivo de jabuticabeiras no estado. O destino está a menos de 40 km da capital.

Neste ano, como choveu em agosto, a expectativa é de safra ainda maior, devendo se estender até novembro. Com 128 produtores cadastrados, mais de 67 mil pés de jabuticaba, dos quais passam de 51 mil os já em produção, e safra anual de Hidrolândia apresenta cerca de 2,867 mil toneladas de jabuticabas.

Em 2022, foi feito o diagnóstico do potencial de indicação Geográfica (IG) do município na produção de jabuticabas, reconhecimento feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em Goiás, dois municípios contam com IG: Pirenópolis, pela fabricação de peças em prata, e Mara Rosa, pelo açafrão. O processo para obter o reconhecimento envolve diversas etapas, devendo ser concluído até julho de 2024.


A Temporada da Jabuticaba 2023 começou oficialmente no último sábado, 2. A partir daí, os curiosos que quiserem provar a frutinha já podem entrar no pomar e aproveitar comendo o que conseguirem colher nos pés. Crianças de 0 a 4 anos não pagam nada. A fazenda também oferece diversas atividades para os visitantes, como trilhas ecológicas, passeios de charrete, pescaria, espaço para piquenique e um espaço para eventos.

�??
Entrada da fazenda Jabuticabal. | Foto: Redes Sociais
Fazenda Jabuticabal
Desde 1947, a fazenda vem conquistando cada vez mais espaço no mercado e nos corações dos turistas que visitam a região. Com cerca de 42 mil jabuticabeiras distribuídas em 235 hectares, a Fazenda Jabuticabal é um verdadeiro paraíso para os amantes desta fruta roxinha e deliciosa.

 

Além do pomar, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a Vinícola Jabuticabal, onde são produzidos os vinhos e outros produtos, nadar, pescar e desfrutar de uma ampla estrutura de restaurantes, cafeteria, hamburgueria, sorveteria, choperia, espetinhos, produtos da roça, lembrancinhas e mais.


Para ter acesso às dependências da propriedade e usufruir do pomar de jabuticabas o dia todo (é sério, você pode comer à vontade), é cobrado um valor de entrada que varia de acordo com a idade do visitante. A Fazenda Jabuticabal está aberta todos os dias, das 08:00 às 18:00 horas, sem necessidade de fazer reservas.

História
A Fazenda Jabuticabal inaugurou um movimento que hoje é bastante popular na cidade de Hidrolândia. No local, o primeiro pé foi plantado em 1947, dois anos após a Segunda Guerra Mundial, por Antônio Batista da Silva, pai de Paulo Antônio Silva. Pouco tempo depois, com a gradual expansão da área de cultivo, famílias começaram a pedir para alugar uma árvore e passar a tarde comendo as frutinhas diretamente da planta. Foi assim que o local deixou de ser apenas um estabelecimento agropecuário para se tornar um importante negócio turístico.

De forma parecida, a história se repete em outras propriedades, como a fazenda de Edilson Teodoro, que tem dois mil pés de jabuticaba. As primeiras mudas foram plantadas há mais de cinquenta anos pelo pai de Teodoro, atraindo visitantes logo nas colheitas iniciais. O pomar é voltado apenas para a atividade turística, recebendo o recorde de trezentas pessoas em um único domingo, geralmente o dia mais cheio da semana. 

Fonte: Jornal Opção