Mutirão Rural será realizado em Sinop e Sorriso nas próximas semanas
Ação visa esclarecer dúvidas e questionamentos de produtores rurais sobre o Simcar
Sema CAR foto Secretaria de Estado de Meio Ambiente
Sinop e Sorriso recebem nas próximas semanas o Mutirão Rural da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O intuito da ação é esclarecer dúvidas e questionamentos de produtores rurais sobre o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
Em Sinop o Mutirão Rural será realizado entre os dias 22 e 25 de agosto no Sindicato Rural do município. Na terça-feira (22) a programação inicia às 8h com abertura, seguida de uma palestras às 8h30 com o tema: “Cadastro ambiental Rural: Oportunidade e Desafios na Regularização do Imóvel Rural”, com a secretária adjunta de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto. Das 10 às 17h haverá atendimento individualizado com analistas da Sema. Às 14h os atendimentos sobre o Simcar assentamentos serão com a secretária adjunta.
Entre os dias 23 e 25 em Sinop os atendimentos serão com os analistas da Sema, das 8h às 17h.
Normatização para exportação do cedro rosa é solicitada ao Ibama
Já em Sorriso o Mutirão Rural será entre os dias 28 e 30, também na sede do Sindicato Rural. A abertura está prevista para às 8h no dia 28 e na sequência, às 9h, a palestra “Cadastro Ambiental Rural: Oportunidade e Desafios na Regularização do Imóvel Rural”, com a secretária adjunta de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto. Os analistas da Sema estarão nos atendimentos individualizados, entre os dias 28 e 30, das 8h às 17h.
CAR é essencial para o produtor
Durante o Mutirão Rural uma equipe do Núcleo Técnico Ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) estará presente para auxiliar aos produtores rurais.
“Hoje o CAR é necessário porque é ele que desembarga as propriedades na própria Sema e no Ibama e sem o CAR praticamente não se consegue recursos financeiros. O mercado hoje está priorizando quem tem CAR. Então é necessário que o produtor rural se atente ao monitoramento diário do cadastro. E a Famato estará à disposição de vocês para orientar e sanar dúvidas quanto ao tema”, explicou a gestora do Núcleo Técnico Ambiental, Tatiana Monteiro.
Além da Famato, estarão presentes representantes técnicos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA