Abrapa: baixa demanda mundial por algodão preocupa
Vendas líquidas semanais de exportação da fibra dos Estados Unidos seguiram negativas pela segunda semana consecutiva
A demanda mundial por algodão segue causando preocupação no setor produtivo. Nos Estados Unidos as vendas líquidas semanais de exportações, por exemplo, foram negativas pela segunda semana consecutiva.
As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (03).
Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:
Algodão em NY – O contrato Dez/23 fechou nesta quinta 03/8 cotado a 84,70 U$c/lp (+0,4% na semana). O contrato Jul/24 fechou ontem em 84,53 U$c/lp (+0,4% na semana) e o Dez/24 a 79,41 (+0,4% na semana).
Basis Ásia – o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 966 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 27/jul/23).
Altistas 1 – Calor extremo e pouca umidade está causando perdas em partes do Texas, com as lavouras do Sul em situação mais crítica, e com o Oeste seguindo o mesmo caminho.
Altistas 2 – Incertezas sobre as chuvas de monções nos Sul da Ásia (Índia e Paquistão) têm preocupado também.
Altistas 3 – A Arábia Saudita anunciou que irá prorrogar a redução voluntária na produção de petróleo de 1 milhão de barris por dia.
Baixistas 1 – As vendas líquidas semanais de exportação dos EUA foram negativas pela segunda semana consecutiva.
Baixistas 2 – A demanda continua desapontando.
Baixistas 3 – Causou preocupação esta semana o rebaixamento da classificação de crédito dos EUA pela Fitch Ratings. Foi somente o segundo rebaixamento da história do país.
Safra EUA – Relatório do USDA apontou queda nas condições boas e excelentes das lavouras norte-americanas. Nesta semana, o percentual ficou em 41%, enquanto na semana anterior chegava a 46%.
ITMF – Pesquisa da ITMF mostra que a taxa de operação das indústrias está no nível mais baixo já registrado e segue em queda na Ásia e na Europa. O mercado asiático mostra mais dificuldade em reagir, ao passo que a América do Sul já tem indicadores positivos.
Índia – As chuvas de monções foram acima da média em julho, o que ajudou os agricultores a acelerar o plantio. Entretanto, segundo especialistas, é provável que a Índia receba chuvas abaixo da média em agosto devido ao padrão climático El Niño.
Missão Compradores 1 – O profissionalismo da cadeia de produção do algodão brasileiro surpreendeu positivamente os 24 empresários da indústria têxtil mundial que participam da Missão Compradores.
Missão Compradores 2 – Eles visitaram fazendas, algodoeiras e laboratórios nos estados de MT, BA, GO e o laboratório central da Abrapa no DF.
Missão Compradores 3 – Os empresários internacionais apontaram ainda que gostaram muito da qualidade do algodão e da mentalidade do produtor rural brasileiro, que está sempre em busca de inovar e estar na vanguarda do agronegócio mundial.
Missão Compradores 4 – A 7ª edição da Missão Compradores, realizada pela Abrapa e Anea com apoio da Apex Brasil reuniu representantes de indústrias na Índia, Paquistão, Malásia, Bangladesh, Turquia, China, Egito e Vietnã.
ABR Log 1 – As auditorias do programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários (ABR Log) iniciaram na segunda (31). O programa é uma certificação de qualidade voltada para o elo responsável pelo recebimento dos fardos, armazenagem, estufagem no contêiner até o embarque.
ABR Log 2 – A etapa de auditoria é realizada por certificadoras de terceira parte, que checam o cumprimento dos critérios Protocolo de Certificação do Terminal Retroportuário de Algodão.
ABR Log 3 – A implantação do ABR-Log atende à demanda do mercado que exige cuidados no transporte do algodão para que o fardo chegue em perfeitas condições e garantias sociais e ambientais.
Parcerias – Tanto a Missão Compradores quanto o ABR Log integram o programa Cotton Brazil, gerido pela Abrapa, com apoio da Apex-Brasil e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Brasil – Exportações 1 – O Brasil exportou 77,3 mil tons de algodão em jul/23. O volume foi 3,7 vezes maior que o total embarcado em jul/22.
Brasil – Exportações 2 – No fechamento do período comercial 22/23 (ago/22 a jul/23), as exportações somaram 1,499 milhão de toneladas, queda de 13,9% em relação a 21/22.
Brasil – Exportações 3 – A receita com as exportações geraram US$ 2,83 bilhões em 22/23, queda de 12,1% em comparação com 21/22. Já o preço médio por tonelada exportada subiu 2,0% (USD 1.956/ton).
Brasil – Colheita 2022/23 – Até o dia 04/08 foram colhidos: BA (53%), GO (61%), MA (47%); MG (37%), MS (53%); PR (100%), SP (98%), MT (35%), PI (76%) Total Brasil: 40,36% colhido.
Brasil – Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 04/08 foram beneficiados: BA (30%), GO (32%), MA (6%) MG (17%), MS (14%); PR (67%), SP (92%), MT (3%), PI (21%) Total Brasil: 9,99% beneficiado.
Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:
??
Foto: Abrapa
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA