Conheça o projeto turístico que destaca um dos maiores mananciais de cristal lemuriano

Publicado no dia 26/07/2023 às 11h30min
Projeto refere-se especificamente à sensação de renovação e equilíbrio mental e espiritual experimentada pelos visitantes ao explorarem os minerais

(Cidade é conhecida por abrigar uma das maiores reservas de cristais lemurianos do mundo, um mineral raro também encontrado na África do Sul, Índia e Malásia | Foto: Silvio Simões/Sebrae)

A cidade de Cristalina e o Sebrae-GO lançaram, na terça-feira, 11, a marca de turismo “Cristaline-se”, um termo que descreve a experiência do novo destino turístico. Refere-se especificamente à sensação de renovação e equilíbrio mental e espiritual experimentada pelos visitantes ao explorarem os cristais lemurianos.

Foram oito meses de trabalho para desenvolver o projeto, baseado na experiência do turista, na história e na cultura do cristal lemuriano. Com uma população de 62.249 habitantes, de acordo com o censo de 2022, Cristalina está localizada a 130 km de Brasília e a 180 km de Goiânia.


A cidade é conhecida por abrigar uma das maiores reservas de cristais lemurianos do mundo, um mineral raro também encontrado na África do Sul, Índia e Malásia. O roteiro turístico faz parte das iniciativas do Programa Turismo 4.0 do Sebrae. São 20 empreendimentos envolvidos para oferecer aos visitantes contato com a natureza, a energia dos cristais e das águas, gastronomia autoral, cachaça especial e joias artesanais.

Todos esses aspectos podem ser vivenciados pessoalmente, incluindo a busca artesanal por cristais, a exploração das veias cristalinas, trilhas em áreas preservadas, mergulho em águas revitalizantes e cristalinas, momentos de oração e meditação para alcançar o equilíbrio, visitas ao Memorial do Garimpo para conhecer a história dos garimpeiros e a conexão com a energia dos lemurianos, além da produção de peças decorativas e joias.


O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou a importância desse projeto para os pequenos negócios na região, que representam 90% das empresas cadastradas no município.

“Essa marca que está se consolidando agora foi bem trabalhada durante meses por nossa equipe e parceiros, e nossa expectativa é a de que todos os pequenos negócios sejam beneficiados. Isso significa, acima de tudo, geração de emprego e renda para toda a cadeia produtiva”, afirmou.

Leia também:

Conhece o Lago Serra da Mesa? Local é referência da pesca esportiva
Confira 10 destinos em Goiás para curtir as férias de julho

Fonte: Jornal Opção