Exportação de ovos cresce 120% no 1º semestre
De acordo com levantamento, a receita cambial também registrou crescimento expressivo, atingindo 150%.
Nesta edição do Agroexport, foi destacado o desempenho das exportações brasileiras de ovos, que apresentaram um crescimento de 120% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. O volume exportado ultrapassou em 25% todas as remessas feitas no ano passado.
A exportação de ovos tem se mostrado uma vertente promissora na avicultura de postura, impulsionando o setor nos últimos meses. De acordo com levantamento exibido no Mercado & Companhia, a receita cambial também registrou crescimento notável, atingindo 150%. O gráfico que apresenta os resultados desde 2019 até o primeiro semestre de 2023 mostra claramente o avanço significativo nessa área. Veja:
Em destaque, três importantes mercados consumidores para os ovos brasileiros: México, Japão e Taiwan. Especialmente relevante é o caso do México, que, após obter a liberação para importação de ovos do Brasil no segundo semestre do ano passado, já se posiciona como o principal destino das exportações brasileiras, absorvendo 9 mil toneladas das 25 mil toneladas exportadas no primeiro semestre de 2023. Japão e Taiwan também têm contribuído para o crescimento, respondendo por um total de 11 mil toneladas exportadas.
Esse cenário demonstra um avanço expressivo da avicultura brasileira no mercado global e consolida novas oportunidades para o agronegócio nacional.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA
??