Reino Unido flexibiliza entrada de carne brasileira no país para controle de inflação
britânicos consideram que Brasil resolveu problemas no sistema regulatório sanitário e fitossanitário
A inflação de alimentos no Reino Unido está no nível mais elevado em 46 anos e o temor em relação à disparada do custo de vida e a resistência da inflação, sobretudo entre os alimentos, fez com que o país europeu afrouxasse as regras de importação de carnes do Brasil.
Isso pôs fim aos controles reforçados das exportações brasileiras de carnes e derivados e retomaram por completo o sistema de habilitação de estabelecimentos por indicação das autoridades sanitárias brasileiras.
Receita
Vale destacar que o Reino Unido é um importante destino das carnes do Brasil. As exportações brasileiras de carnes de aves somaram US$ 282,2 milhões no ano passado e as de carnes bovinas US$ 134,5 milhões.
Saiba mais
Reino Unido retoma sistema pre-listing na exportação de carne brasileira
A decisão foi tomada com base no relatório da auditoria técnica sobre o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal realizada por equipes britânicas em outubro de 2022.
Os britânicos consideram que o Brasil resolveu os problemas de seu sistema regulatório sanitário e fitossanitário que haviam levado as autoridades daquele país a criar os controles reforçados.
Gripe Aviária
O Reino Unido também anunciou que eventuais restrições sanitárias para carnes de aves em função de casos de gripe aviária se darão em nível regional. Isso quer dizer que os focos da doença que venham a ocorrer no Brasil levarão ao fechamento do mercado britânico apenas para as exportações de carne de aves dos estados afetados e não mais para todo o país, como acontecia antes.
Foto: Abiec