Ponte bioceânica avança com 24% de conclusão das obras
Previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2025
A ponte Bioceânica está em construção para ligar o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho até a cidade paraguaia Carmelo Peralta. Aproximadamente 450 pessoas estão trabalhando no projeto que está com 24% da obra concluída.
A ponte vai ser essencial para a rota Bioceânica e promete trazer novos investimentos em infraestrutura para o estado, além de reduzir custos logísticos e tempo de viagem.
Os trabalhadores praticam diversas atividades nas duas margens do rio Paraguai, que já está se transformando com o andamento do projeto. Uma equipe técnica realizou uma vistoria da obra no final de junho e se reuniu com os responsáveis pelas mesmas.
O boletim divulgado na terça-feira(4) indica que do lado paraguaio todas as estacas já foram firmadas, 96% dos blocos, 56% dos pilares e 40% da travessa. Já o lado brasileiro está com 92% das estacas colocadas, 39% dos blocos e 6% dos pilares.
A ponte nova terá uma extensão de 1.294 metros e será dividida em três pontos: dois irão conceber viadutos de acesso de ambos os lados, e um irá corresponder à parte estaiada, ou seja, terão seus esforços de tração em uma estrutura de balanço.
O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, declarou que a meta é inaugurar a ponte no primeiro semestre de 2025.
As obras estão a cargo do Consórcio PYBRA (Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade), sendo o Consórcio PROINTEC o fiscalizador. A gestão da obra está a cargo da UEP-DCyP do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
Com informações e foto Semadesc
*Com supervisão de Thiago Gonçalves, jornalista.