Zé Silva participa de missão interparlamentar na França para debater pauta verde
O objetivo é promover o diálogo sobre as questões relacionadas com a conservação ambiental internacional
Esta semana o deputado federal Zé Silva (SD-MG) está em Paris, na França, participando de uma missão Interparlamentar, a convite do Instituto de Conservação Caucus Brasil, com parlamentares e líderes dos setores público e privado da Europa, Ásia, África e América Latina.
Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o parlamentar destaca que o objetivo do encontro é promover o diálogo e encontrar um terreno comum para responder as questões relacionadas com a conservação ambiental internacional.
“O objetivo deste encontro é incluir perspectivas diferentes sobre a temática, de modo a construir um diálogo produtivo passível de discussão e aprendizado entre os membros,” disse Zé Silva afirmando que “o grupo é formado por parlamentares que se interessam pelo tema ambiental, e fomenta pautas no Congresso Nacional sobre desenvolvimento sustentável.”
Criado em 2022, o cáucus BRASIL é uma ramificação originalmente criado no Congresso dos Estados Unidos da América em 2006, o International Conservation Caucus (ICCF), organizado em torno de uma política de interesse ou preocupação comum – neste caso, a conservação.
“Este é um momento importante para falarmos sobre os projetos que defendemos pensando no nosso maior desafio que é produzir alimentos em quantidade e qualidade suficientes para alimentar uma população cada vez maior, sem comprometer o meio ambiente,” completou.
Durante à agenda da missão interparlamentar, o deputado participou de reuniões sobre a atuação dos países para vencer o desafio de produzir alimentos e conservar o meio ambiente.
“Apresentamos os trabalhos desenvolvidos em cada país e ressaltei a importância do financiamento e do monitoramento da implementação de políticas públicas e também a necessidade de haver sinergia e alinhamento na legislação dos países, principalmente com relação ao mercado de carbono, rastreabilidade dos produtos e classificação da atividade econômica de acordo com a sustentabilidade,” disse.
“Fico feliz em ter a oportunidade de, mais uma vez, mostrar aos outros países que o Brasil é um país gigante na produção de alimentos, que produz até três safras por ano, e que também se preocupa com a preservação ambiental,” frisou Zé Silva.
O deputado reforçou também que o Brasil é o único país do mundo em que 20% a 80% das propriedades privadas não arrancam árvores e são preservadas em prol de ajudar na preservação do meio ambiente, o que beneficia o mundo inteiro.
“Em nosso país há pessoas realmente comprometidas com a questão ambiental, e pudemos conhecer muitas delas durante a Virada Parlamentar Sustentável, que tive a honra de promover. E faremos com que as propostas que trouxerem benefícios sustentáveis se tornem, cada vez mais, uma realidade,” finalizou.
Pauta Verde
Para que o Brasil avance em uma agenda positiva em relação ao meio ambiente o deputado relaciona uma lista de projetos que devem ser votados no Congresso Nacional – a chamada “Pauta Verde”.
– Projeto de Lei 2633/2020 da Regularização Fundiária – regularização de imóveis ocupados em terras da União – principal ferramenta de combate ao desmatamento ilegal
– Projeto de Lei 4734/2020 da Rastreabilidade – promove o controle da origem e regularidade ambiental dos produtos agropecuários brasileiros com a certificação – Selo Agro Verde
– Projeto de Lei 7578/2017 do Patrimônio Verde – mercado voluntário de carbono verde – reconhece como ativo produto originário de atividades de conservação de florestas e vegetações nativas. É a floresta remunerando o produtor rural como se fosse uma lavoura, mas sem desmatar nenhuma árvore.
*Com informações da assessoria