ABCZ e ABCBRH compartilham tecnologia para melhoria do controle leiteiro
Acordo firmado em março deste ano, prevê que ABCZ utilize ferramentas já aplicadas pela Raça Holandesa, para a consolidação do sistema de avaliação linear nos zebuínos
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) iniciaram na prática uma parceria estratégica para o fomento das raças zebuínas leiteiras. A iniciativa ocorreu na sede do Grupo Sekita Agronegócios, em São Gotardo (MG).
O acordo, firmado por representantes de ambas as entidades em março deste ano, em Castro (PR), na sede da ABCBRH, prevê a utilização do software de Controle Leiteiro e aplicativo de coleta de dados de Características Lineares, utilizado pela Associação da Raça Holandesa.
Nesta semana, foi o momento de executar o uso desta tecnologia, trabalho que ficou a cargo da Gerente do PMGZ Leite Max, Mariana Alencar, e do Superintendente Técnico da ABCBRH, Timóteo Silveira.
“Estamos trabalhando para o uso do software de classificação linear, assim como na padronização das metodologias e avaliações entre as duas associações. Agradecemos ao Grupo Sekita por abrir as portas desta fazenda referência para fazermos esta interação e executar a parte prática da aplicação dos conceitos de classificação linear dos animais, que é muito importante para o Zebu leiteiro”, comenta Mariana.
Já Timóteo Silveira esclareceu a sinergia entre as entidades para aprimorar a genética, melhorar a produtividade e fortalecer as raças leiteiras. “Iniciamos os trabalhos para a construção de uma formação morfológica entre as raças leiteiras com padrões e estruturas com base nas avaliações internacionais”, aponta.
COMPARTILHE