Seminário do Leite debate as oportunidades para o setor
O diretor da Girolando Marcelo Real representou a entidade no evento
O cenário da pecuária leiteira do Mato Grosso do Sul foi debatido ontem (30/05) durante o “Seminário Estadual do Leite: Desafiando Gestores e Criando Oportunidades”, que integra as ações da Semana Estadual do Leite. O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, representantes de entidades de classe, produtores rurais, empreendedores do setor lácteo, representantes de cooperativas e de associações, acadêmicos das universidades Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul (Uems e UFMS). A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi representada pelo diretor Marcelo Real. O associado Ronan Salgueiro também participou do seminário.
Na última década, Mato Grosso do Sul deixou de produzir 151 milhões de litros de leite. Esse quadro de retração, trajetória inversa ao que ocorre no mundo. “A cadeia produtiva do leite pede socorro”, resumiu o deputado Renato Câmara (MDB), que é o coordenador da Frente Parlamentar do Leite e proponente do seminário. “Precisamos discutir saídas em um momento em que o setor passa por muitas dificuldades, com queda na produção. Precisamos criar políticas públicas eficientes em um contexto de muitos desafios”, disse, adiantando que há, no Estado, a gestação de um plano para o fomento da cadeia do leite. “O Governo do Estado está estudando propostas para apresentar um plano de recuperação da cadeia produtiva do leite”, afirmou.
Adotar tecnologias para aumentar a produção e a produtividade é fundamental em um quadro de transformações do mercado do leite. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Samuel José de Magalhães Oliveira, o leite tem se tornado, cada vez mais, um produto de exportação. “Muitos se enganam ao acreditar que o leite é simplesmente um produto que atende o mercado interno. Ano após ano, a participação da exportação no total de leite produzido no mundo está aumentando, já passando dos 25%”. Ele finalizou com otimismo, dizendo ser possível avançar na produção nacional e estadual do leite. “Mato Grosso do Sul é um estado pujante, capaz de viabilizar desenvolvimento, de aumentar a produção do leite”, disse.
Após as palestras, os participantes fizeram perguntas e comentários aos especialistas e autoridades integrantes da mesa. Além do público presente no auditório, o seminário pôde ser acompanhado remotamente, por meio dos canais de comunicação da Casa de Leis. Como parte da Semana Estadual do Leite, também foi realizado nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, um "leite da manhã".
O evento, realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa, foi uma iniciativa da Frente Parlamentar do Leite em parceria com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Estado e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação (Semadesc).
Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br