Leite: preço pago ao produtor em março registra alta de 2,33% em MT
Tendência de valorização em Mato Grosso com o início do período de seca e oferta enxuta deve seguir nos próximos meses
O litro do leite pago ao produtor em Mato Grosso apresentou alta de 2,33% em março ante fevereiro, ficando cotado a R$ 2,25 o litro em média. Entre os fatores, apontados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), está o baixo incentivo à produção leiteira no estado.
O Imea destaca ainda que para março era esperada uma maior oferta de leite e pressão de queda sob os preços, uma vez que no mês foram registradas boas precipitações de chuva e, consequentemente, recuperação das pastagens.
Segundo o Instituto, diante do pouco incentivo, “o nível de captação diminuiu nos últimos anos em Mato Grosso, fato que limita a oferta interna”.
Outro ponto para a alta frisado foi a “escassez na oferta nacional, e consumo doméstico regular, as importações de lácteos subiram 34,45% em março de 2023 ante a fevereiro, com o total de 26,26 mil toneladas, volume que representa, ainda, expressiva alta de 224,05% no comparativo anual”.
Preço do leite tende a subir com seca
A perspectiva para os próximos meses, salienta o Imea, dada a proximidade com o início do período de seca em Mato Grosso e a oferta enxuta, é que o preço do leite e seus derivados siga a tendência de valorização, cenário já observado historicamente em anos anteriores para o período.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA