Malha Oeste: concessionário terá de investir R$ 18 bilhões

Publicado no dia 27/04/2023 às 16h18min
Edital de licitação será mais rigoroso que o anterior, adianta a ANTT

Na primeira audiência pública presencial realizada entre os governos federal e estadual, nesta semana, em Campo Grande (MS), para definições da nova concessão da Malha Oeste - trecho ferroviário entre o Estado de São Paulo e a fronteira com a Bolívia - ficou decidido que a empresa que assumir a ferrovia terá de investir aproximadamente R$ 18 bilhões em modernização.

O trecho liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, limitada a Leste por Mairinque (SP) e a Oeste pelo município de Corumbá (MS). O investimento é para a operação e modernização dos 1.625,30 quilômetros da ferrovia, que estava sob gestão Rumo Malha Oeste S.A, mas que foi devolvida ao poder público em 21 de julho de 2020.

A segunda sessão pública será híbrida (presencial e virtual) e será realizada na sede da ANTT em Brasília (DF), com data prevista para o dia 3 de maio de 2023.

De acordo com os estudos, o novo cenário não inclui a reativação do ramal de Ponta Porã. A relicitação traz novas propostas de modernização para a Malha Oeste. Entre as melhorias previstas para o projeto estão: modernização, ampliação e construção dos pátios de cruzamento; sinalização e CCO (Centro de Controle Operacional), que visam permitir a comunicação por satélite entre o CCO e os equipamentos de bordo; investimento em oficinas, instalações e aquisições de equipamentos de via; minimização de conflitos urbanos através da instalação de intervenções e 1 contorno ferroviário; e melhoramento da frota, através da renovação e aquisição de novos veículos para que a empresa possa garantir a eficiência das operações.

Com informações da ANTT e Semadesc

Fonte: SBA

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