Gripe aviária em humanos: caso é confirmado no Chile
O primeiro contaminado com gripe aviária é um homem, de 53 anos, que está internado em condição estável, apesar da gravidade da doença
O Ministério da Saúde do Chile confirmou nesta quarta-feira (29) o primeiro caso de gripe aviária em humano no país.
O paciente é um homem de 53 anos, residente do norte do Chile, e encontra-se internado em condição estável, apesar da gravidade da doença.
De acordo com a ministra da Saúde, Ximena Aguilera, os protocolos sanitários foram ativados, e as autoridades estão investigando a fonte de contato e a possibilidade de existência de outros casos de gripe aviária em humanos.
Gripe aviária
A doença afeta principalmente as aves e é considerada altamente mortal. A transmissão aos humanos pelo contato com aves doentes é possível. No entanto, a ministra Aguilera ressaltou que não há transmissão conhecida de humano para humano.
O Chile registrou casos de gripe aviária H5N1 em animais silvestres desde o final do ano passado.
Casos recentes em fazendas industriais levaram o governo a interromper as exportações de aves.
Casos industriais também foram detectados na Argentina e no Uruguai, mas o Brasil, maior exportador mundial de aves, continua livre da doença.
Autoridades globais de saúde disseram que o risco de transmissão entre humanos é baixo, mas empresas farmacêuticas já estão estudando vacinas contra a gripe aviária para humanos.
A ministra chilena fez um chamado para reforçar as medidas de prevenção no caso de encontrar aves ou animais marinhos mortos ou doentes, evitando o contato com eles e chamando as autoridades competentes para lidar com a situação.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA