Qual a previsão do tempo para hoje e os próximos dias?
Zona de convergência intertropical e chuvas estão entre os destaques
Nesta terça-feira (14), a zona de convergência intertropical (ZCIT) continua atuando sobre o Norte e o Nordeste. Essa condição será responsável por levar chuvas para essa ambas as regiões. De acordo com a previsão do tempo para hoje, os acumulados podem chegar à casa dos 90 milímetros, sobretudo no norte do Maranhão e do Piauí.
Além disso, o dia será marcado pela presença de um corredor de umidade, que atua desde a região norte até o oeste de Santa Catarina. Associado a altas temperaturas, ele vai gerar chuvas por toda a área catarinense mencionada. Os valores acumulados devem variar de 15 a 30 milímetros.
Segundo a previsão do tempo, a alta subtropical do Atlântico sul (Asas) também terá vez no Brasil ao decorrer desta terça. Ele levará umidade para os litorais de Santa Catarina e do Paraná, além de avançar sobre o Sudeste. Dessa forma, pode-se gerar pancadas de chuvas no decorrer do dia também nessa faixa do país.
Previsão do tempo para os próximos dias
De quarta-feira (15) até sábado (18), as chuvas devem se concentrar sobre oito estados espalhados pelas regiões Norte e Nordeste:
Pará;
Maranhão;
Tocantins;
Piauí;
Ceará;
Rio Grande do Norte;
Paraíba; e
Pernambuco.
Nessa áreas, os acumulados esperados para o período ficam entre 70 e 100 milímetros. Pode voltar a chover na quinta-feira (16) no centro-sul gaúcho e no interior nordestino. Essa chuva, porém, não terá acumulados suficientes para resolver a questão do déficit hídrico. Aguarda-se por acumulados em torno dos 10 milímetros.
Chuvas levam apreensão aos cafeicultores mineiros
Em Minas Gerais, os elevados volumes de chuvas em 2023 vêm trazendo certa apreensão para a cafeicultura local. Há relatos de atraso nos tratos culturais e até alagamento de áreas produtivas. Porém, a precipitação ajudou na recuperação vegetativa de muitas lavouras.
A cultura está em fase de enchimento de grãos no presente momento. Deve continuar a chover nos próximos dias pela região, mas de forma menos expressiva quando comparada com as últimas semanas, o que deve beneficiar o grão.
Editado por: Anderson Scardoelli.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA