Previsão do tempo: ciclone, chuva volumosa e granizo
Confira os destaques meteorológicos para os próximos dias
Os próximos dias serão de irregularidades climáticas. De acordo com a previsão do tempo divulgada pela X Weather nesta segunda-feira (6), a semana será de acontecimentos como ciclone, chuva volumosa e potencial queda de granizo.
O ciclone mencionado pela meteorologia é aguardado para a região Sul do Brasil. Por outro lado, a chuva volumosa é aguardada para pontos do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte. Na região nortista, os acumulados dos próximos cinco dias podem superar os 75 milímetros.
A queda de granizo é definida como potencial para o sul de Goiás, estado que também deverá contar com chuvas irregulares. No Nordeste, a equipe da X Weather ressalta que a região tem enfrentado as chuvas irregulares no decorrer dos últimos dias — condição essa que não mudará por enquanto, segundo a previsão do tempo.
Previsão do tempo para os próximos dias
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para os próximos dias para cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da X Weather, que avisa: vai ter ciclone, chuva volumosa e potencial para queda de granizo.
Sul
A semana começa com tempo instável e com possibilidade de chuva volumosa por causa de um ciclone. Os maiores acumulados da região devem ser registrados no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa de Cantarina e no leste do Paraná. Enquanto isso, o tempo firme — ou no máximo chuvas isoladas e sem acumulados significativos — domina o interior dos três estados, o que traz oportunidade de avanço nas atividades de colheita da soja e plantio do safrinha.
Para o próximo fim de semana, tem mais previsão para pancadas de chuva na região como um todo. Ela, contudo, se dará de forma irregular e sem grandes volumes no Rio Grande do Sul. No sul do Paraná pode haver maiores volumes e paralisações momentâneas das atividades de campo.
Sudeste
Grandes para esta semana, mas de forma irregular. A chuva mais volumosa deve ficar concentrada entre São Paulo, o extremo sul de Minas e de forma bem pontual no Triângulo Mineiro. Essa chuva mais expressiva deve acontecer logo nesses primeiros dias da semana, pois a partir de meados da semana as instabilidades vão perder intensidade e apesar do tempo continuar instável e com chance de chuva, serão pancadas mais rápidas, isoladas e, principalmente, com menores acumulados. Entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o centro-norte de Minas Gerais, a chuva será bem isolada na semana.
Centro-Oeste
Previsão de muita chuva sobre áreas produtoras nesta semana, o que ainda traz impactos para as atividades de colheita da soja. São esperados volumes acima de 50 milímetros em boa parte de Mato Grosso do Sul e especialmente no noroeste de Mato Grosso, onde, inclusive, a semana começa com céu mais nublado e chuva a qualquer momento do dia, provocando até a queda nas temperaturas máximas. Em Goiás também chove, mas de forma irregular e com menores acumulados. Devido ao calor, há potencial para queda de granizo no sul goiano.
Nordeste
A chuva no Nordeste tem apresentado irregularidades nos últimos dias — e isso não vai mudar por enquanto. Sob efeito da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são esperados grandes acumulados entre o Maranhão, partes do Piauí e do norte do Ceará. Por outro lado, a chuva deve ser isolada e com menores acumulados nas demais áreas da região.
Norte
Previsão de muita chuva sobre grande parte da região por causa das instabilidades tropicais. Acumulados acima de 75 milímetros podem ser registrados nesses próximos cinco dias. Tal situação está prevista para a faixa que vai do Amazonas até o norte do Tocantins.
Destaque para Pará e a região do Baixo Amazonas em virtude da Abertura Nacional da Colheita da Soja, em Santarém, na quinta-feira (9). O solo já está muito úmido e com a continuidade das chuvas, os agricultores e pecuaristas podem enfrentar dificuldades rumo aos eventos que vão começar nessa semana.
Editado por: Anderson Scardoelli.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA