Granizo, chuva forte e ventania; veja a previsão para hoje
Algumas localidades devem ficar atentas para a ocorrência de temporais
No Brasil, janeiro vai se despedir com instabilidades climáticas. Para esta terça-feira (31), a previsão do tempo indica que há risco de granizo em algumas áreas do país. Chuva forte, temporais e rajadas de vento são outras condições aguardadas para o decorrer do dia.
De acordo com o boletim de alertas meteorológicos da Climatempo para esta terça, o risco para queda de granizo atinge áreas de três das cinco regiões do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Tal fenômeno pode ocorrer, por exemplo, no Triângulo Mineiro.
Ainda segundo a previsão do tempo vai ter temporais e chuva forte em praticamente todo o país — com exceção ao sul e centro-oeste do Rio Grande do Sul, onde o ar seco predomina e deixa a umidade do ar abaixo de 30%. Além disso, rajadas de vento e raios são outros fenômenos que podem ser registrados em determinadas áreas do Brasil.
Previsão do tempo tem alerta para granizo e chuva forte
Abaixo, confira os cinco alertas meteorológicos divulgados pela Climatempo para esta terça-feira (31):
1 — Granizo (com temporais e rajadas de vento)
Risco de granizo na metade leste e nordeste de Santa Catarina e do norte ao leste do Paraná, na região Sul. No Centro-Oeste, o risco de queda de granizo está ativo para Mato Grosso do Sul. Para o Sudeste, a saber, tal possibilidade se dá para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro. Além disso, chuva forte, temporais e rajadas de vento não estão descartados para essas áreas.
2 — Chuva forte em capitais
Atenção para o risco de chuva forte em 16 capitais estaduais: Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Salvador, São Luís, Teresina, Fortaleza, Belém, Macapá, Manaus, Palmas, Rio Branco e Porto Velho.
3 — Temporais pelo país
Alerta para temporais no Vale do Itajaí (SC), na Grande Curitiba e no interior do Paraná. O mesmo está previsto para a Grande São Paulo e o interior paulista, no Sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, no sul de Mato Grosso do Sul (exceto na região de Corumbá) e no noroeste de Mato Grosso.
Mas as tempestades também não darão trégua no Norte e no Nordeste. Isso porque há possibilidade de temporais em Rondônia, no sudeste e centro-leste do Amazonas, no oeste e norte do Pará, no norte do Maranhão, no norte do Piauí e no Ceará.
4 — Chuva com raios e rajadas de vento
Atenção para a chuva moderada forte, com raios e fortes rajadas de vento, no sudoeste do Paraná, no litoral de Santa Catarina e do Paraná, no litoral de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, no Alto Paranaíba (MG), na faixa central de Goiás (incluindo Goiânia), na região de Corumbá (MS), em Mato Grosso (exceto no noroeste do estado), no Acre, no centro, oeste e sul do Amazonas, no Pará (exceto no oeste e norte do estado), no norte do Tocantins, no centro-oeste, leste e sul do Maranhão, no Piauí (exceto no norte do estado) e no Ceará (exceto no norte do estado). Tal condição, a saber, também requer atenção para a faixa litorânea que vai de Salvador a Aracaju.
5 — Ar seco no Rio Grande do Sul
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30%, no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. Na Fronteira Oeste Gaúcha, por exemplo, o nível da umidade do ar pode variar entre 10 e 20%.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA