Ministro defende Ferrogrão "com outro nome" e diz que ouvirá Marina Silva
Planejado para ter 933 quilômetros de trilhos, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), o projeto da ferrovia está parado por ordem do STF
O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou que irá trabalhar para destravar o projeto da Ferrogrão, e afirmou que buscará a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para ouvi-la sobre o empreendimento.
Planejado para ter 933 quilômetros de trilhos, ligando Sinop (MT) a Miritituba (PA), o projeto da ferrovia está parado por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
A obra é estruturada para ser o principal centro de escoamento de grãos de MT, papel que hoje é exercido pela BR-163, mas enfrenta percalços há décadas em razão, em parte, dos impactos ambientais que podem ser gerados pela construção.
Em coletiva sobre o anúncio do plano para os 100 primeiros dias de trabalho da pasta, Renan Filho defendeu a obra, que, para ele, pode ser ambientalmente mais sustentável do que manter o modal rodoviário como principal centro de escoamento da safra na região.
Ressalvando que ouvirá a opinião de Marina Silva, o ministro destacou que, na visão técnica do Ministério dos Transportes, a obra é viável, inclusive com 100% de investimentos privados.
Segundo ele, a conversa com a ministra do Meio Ambiente sobre o projeto foi uma recomendação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ferrogrão
Com a imagem do projeto desgastada, em razão das resistências ambientais, o ministro disse não gostar do nome “Ferrogrão” para a ferrovia.
“Fica parecendo que é algo que vai contra o meio ambiente”, disse o ministro a imprensa.
Questionado sobre a relação que construirá com a área ambiental do governo, diante do histórico atrito entre o setor de infraestrutura e o MMA, Renan Filho respondeu que não irá defender medidas que causem um dano irreversível ao meio ambiente, mas que trabalhará para defender avanços dentro das condições ambientais “possíveis”.
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Ele reconheceu que poderão existir conflitos, mas afirmou que o diálogo será o caminho de “saída” para o Brasil.
“Muitas pessoas do agro têm me dito que não têm interesse em desmatar. A ideia do ministro Rui Costa é fazer o que for possível, ninguém vai defender construir uma obra que destrua o meio ambiente, porque isso é ruim para o agro, tem que ir pra fronteira da possibilidade. Estratégia do governo anterior, de ‘vamos passar boiada’, travou. Essa agenda não é boa para o Brasil, agenda boa é fazer o que dá pra ser feito dentro das condições de sustentabilidade ambiental consideradas, estabelecidas internacionalmente”, disse Renan Filho.
Perguntado ainda se levará diversidade para sua equipe no Ministério, que ainda não foi anunciada, o ministro respondeu que vai “procurar trabalhar nisso”. “Acho que é um exercício que todos nós devemos fazer. O presidente Lula fez”, disse ele, que considera o setor de engenharia muito masculinizado.
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