Escolas no Pantanal superam problemas com falta de água por meio de captação de chuva

Publicado no dia 18/01/2023 às 16h15min
Estabelecimentos localizadas em área rural de Cáceres chegaram a ficar mais de 15 dias sem aula por falta de água

A água é essencial para o dia a dia das pessoas, inclusive para a educação. Na região do Pantanal, escolas na área rural chegaram a ficar fechadas por três anos, após construídas, por não haver água para o consumo humano e nem para a limpeza. A solução para o problema foi encontrada na captação da chuva.

O assunto é o tema do episódio sete do MT Sustentável desta semana.

Na área rural do município de Cáceres está localizado o Assentamento da Fronteira, no Alto Pantanal, distante a cerca de 70 quilômetros da cidade. Lá funcionam duas escolas, uma da rede estadual e outra municipal, que juntas somam quase 240 estudantes e um problema em comum: a escassez hídrica da região.

MT Sustentável água da chuva cáceres pantanal foto leandro balbino canal rural mato grosso

Na época da construção das escolas poços artesianos, com mais de 100 metros de profundidade cada um, chegaram a ser perfurados, mas sem sucesso. Contudo, viu-se que parte da solução do problema estava nas próprias instituições de ensino através da coleta da água de chuva nos telhados e o depósito em cisternas.

Com ajuda de várias instituições o sistema foi construído nas duas escolas e mudou a rotina da comunidade escolar.

“Ajudou bastante. Foi bastante beneficiada a escola na questão da limpeza e descarga dos banheiros”, comenta o professor Marcos Novakc.

Captação de água da chuva é feita em telhado das escolas. Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Ensino levado da escola para casa
A escola também tem sido o local para aprender, na prática, sobre o uso sustentável da água. Segundo a diretora da Escola Estadual 12 de Outubro, Jennifer Bianca Leite dos Santos, em 2022 o local registrou três meses de escassez hídrica.

“Então, foi trabalhado muito a questão de preservar, de não desperdiçar, de utilizar água de forma consciente com os nossos estudantes. A gente sempre preza para levar para os pais, familiares, para a comunidade, porque não é uma realidade específica da escola é uma realidade da nossa região”.

A pedagoda Solange Maria de Souza Novakc comenta que na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida também são realizados trabalhos de conscientização com as crianças.

“Aqui na escola Nossa Senhora Aparecida a gente atende de educação infantil, pré ao quinto ano. Uma faixa etária que são bem crianças que você vai conversando, falando todos os dias para eles e colocando na cabecinha deles o que pode tanto na escola o uso quanto em casa”, diz a pedagoga.


A água captada é utilizada para irrigação de hortas nas escolas. Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso


A água estocada permite o desenvolvimento de atividades práticas entre os estudantes, como a horta e o pomar. Além de reforçar a merenda, com frutas e verduras, a atividade é fundamental para estudantes da área rural.

“Lá em casa também tem uma horta. Tudo o que nós fazemos aqui, faz lá em casa também para produzir mais”, comenta o estudante Kayke Gabriel Máximo Mansani, de 15 anos.

Assim como Kayke, o pequeno Michel Lucas Nunes, de sete anos, também resolveu colocar em prática na sua casa o que aprendeu na escola sobre o sistema de coleta de água da chuva. “Pra dar água para as vacas, lavar a casa e aí é água da chuva”.

Formação de uma geração com visão ambiental
O projeto de captação de água das chuvas nas duas escolas em Cáceres foi levado pelo engenheiro agrônomo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Samir Cury.

Ele que acompanha há 15 anos a falta de água em assentamentos, encontrou os parceiros para a construção do sistema nas escolas e comenta ver na educação um braço importante para resolver o problema.

“Nós estamos formando a próxima geração já com essa visão ambiental de captar e utilizar água de chuva”.

 
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Fonte: Canal Rural

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