Após dezembro sem chuvas, Toledo/PR espera perda de até 30% na soja 22/23
Algumas localidades do município passaram por 40 dias sem precipitações e devem produzir menos do que o esperado. Mesmo assim, perspectiva é de rentabilidade ao produtor neste ciclo
As lavouras da safra de soja 2022/23 vinham se desenvolvendo bem em Toledo no Paraná, mas a região enfrentou um mês de dezembro com pouca chuva, o que retirou potencial produtivo das plantas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Toledo/PR, Nelson Gafuri, algumas localidades do município registraram até 40 dias sem precipitações e as perdas de produtividade já devem chegar em até 30% daquilo que era esperado inicialmente.
Com a colheita prevista para começar entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, a previsão é cultivar a segunda safra de milho toda dentro da janela ideal de plantio.
Olhando para o mercado, Gafuri destaca que diante das incertezas de um ano político e da volatilidade do dólar os produtores ficam receosos de vender, mas que os preços do mercado são positivos e devem garantir rentabilidade mesmo diante das perdas de produção.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Toledo/PR.
Dorigatti Nelson Gafuri
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas