CRVR inaugura três térmicas movidas a biogás no Sul do país
As unidades da CRVR das cidades de Victor Graeff, Santa Maria e Giruá, no Rio Grande do Sul, ganharam suas Biotérmicas Energia.
Outubro de 2022 – A geração de energia verde por meio da captação e do tratamento do biogás gerado nos aterros sanitários da CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos do Grupo Solví está em expansão no Rio Grande do Sul. Agora, a Biotérmica Energia está presente em mais três Unidades de Valorização Sustentável (UVS) da empresa: Santa Maria, Victor Graeff e Giruá. As inaugurações de Giruá e Victor Graeff foram nos dias 22 e 23 de setembro, e em Santa Maria a inauguração aconteceu no último dia 20 de outubro.
??
Todos os eventos contaram com a participação dos gestores das unidades, autoridades locais, além de seus respectivos prefeitos de cada município e representantes da Câmara de Vereadores e da comunidade.
Para essas novas térmicas, o investimento total foi de R$ 25 milhões. Esse foi o primeiro projeto entregue do plano de investimentos da CRVR, que prevê mais de 1 bilhão de reais nos próximos cinco anos no desenvolvimento de tecnologias que ofereçam melhorias ao meio ambiente, impactando também a comunidade de maneira positiva com a geração de novos empregos e valorização de resíduo.
Para o ano de 2023, a UVS de São Leopoldo da CRVR também deve ganhar sua biotérmica. Dessa forma, todas as UVS da CRVR irão gerar energia elétrica verde a partir dos resíduos orgânicos depositados nos aterros sanitários. “É muito gratificante conseguir reaproveitar e gerar valor com itens que são considerados resíduos pela sociedade”, destaca a Supervisora da Biotérmica de São Leopoldo da CRVR, Andressa Schummacher.
Na cerimônia de inauguração das biotérmicas de Giruá e Victor Graeff, o Diretor-Presidente da CRVR, Leomyr Girondi, agradeceu a parceria com os municípios e o empenho de todos os colaboradores que fizeram com que o projeto se concretizasse. O Superintendente Técnico da CRVR, Rafael Salamoni, também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de transformar resíduos em energia: “Dessa forma, demonstramos na prática que todas as nossas ações estão baseadas em nosso grande compromisso com o meio ambiente e a sociedade”, ressaltou.
Entenda como funciona
A CRVR recebe os resíduos sólidos urbanos e dispõe adequadamente em aterro, preservando solo e água. Os resíduos orgânicos se decompõem, iniciando o processo de geração de gás, que é canalizado e enviado para a purificação. Na etapa seguinte, são abastecidos os motores a combustão com o gás metano proveniente da decomposição dos resíduos, e os motores geram energia elétrica. Esta energia é enviada para a rede elétrica.
Biotermica Energia CRVR | Fonte – Via Race Comunicação