Vale do Araguaia Xingu pode ganhar Polo de Irrigação

Publicado no dia 19/09/2022 às 16h48min
Instalação de pivôs pode chegar cerca de 1,6 milhão de hectares e fomentar produção agrícola no Vale do Araguaia Xingu

Canarana (MT) deve receber em breve a implantação de um Polo de Irrigação, que atenderá a região do Vale do Araguaia Xingu. A expectativa é que o potencial irrigável no município salte de 150 hectares para cerca de 130 mil. Já em toda a região estima-se que chegue a quase 1,6 milhão de hectares.

A região a cada dia vem apresentando crescimento produtivo agrícola. “A Aprofir tem a missão de elevar o Mato Grosso, juntamente com seus parceiros, a um dos maiores polos de irrigação do Brasil”, comenta o presidente da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), Otávio Palmeira.

As oportunidades com a implantação do Polo de Irrigação do Vale do Araguaia Xingu foram discutidas recentemente pela Aprofir-MT, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e diversas entidades ligadas a agricultura irrigada, instituições educacionais e classe política da região.

“A região tem um potencial de irrigação muito forte, com isso, nós podemos trabalhar e ver que em um futuro muito próximo”, salienta Palmeira.

Desenvolvimento ao Vale do Araguaia Xingu
O projeto é coordenador pela Aprofir-MT e pelo IFMT. De acordo com o diretor executivo da Aprofir-MT, Afrânio Migliari, a implantação do polo de irrigação na região trará desenvolvimento para a mesma, além de mais opções aos produtores rurais.

“É uma região que promete muito uma segunda e terceira safras com esta implantação da irrigação nestes locais. Aqui tem uma situação climática que traz complicações, com uma seca que chega mais cedo o que compromete a segunda safra destes produtores, e a irrigação vem para dar sustentação para estas atividades destes produtores”, pontua Migliari.

Para a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) os esforços para a implantação do polo de irrigação auxiliarão a região a dar um salto importante quanto a competitividade com as demais regiões na questão de produção agrícola.

“O próximo passo da produção agropecuária do estado de Mato Grosso é a irrigação, onde podemos aumentar a produção, já que a produtividade nós já estamos aumentando, mas o meio mais rápido é a irrigação e é isso que estamos fazendo aqui em Canarana lançando este polo”, fiz Marcos da Rosa, vice-presidente da Famato.

??

Estudos de potencialidades hídricas
O IFMT de Canarana será o responsável pelos trabalhos de pesquisa sobre as potencialidades hídricas da região. “O nosso papel será de referenciar as ações de pesquisas, inovação e transferência de tecnologia para a irrigação”, explica o especialista do Instituto, Carlos Câmara.

Conforme o coordenador de Polos e Projetos de Irrigação do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Rodrigo Mendes Xavier, o encontro serviu para a realização de uma oficina de diagnóstico da região do Vale do Araguaia Xingu, cujos resultados e projetos serão levados para Brasília (DF) para serem organizados.

“A partir daí nós reconhecemos esta região como um polo de agricultura irrigada. E esse é o nono polo de agricultura irrigada do país e o segundo do Mato Grosso, e em uma região que tem um potencial imenso de crescimento da área irrigada com um número de 1,6 milhão de hectares”, informa Xavier.

 
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

Fonte: Canal Rural

Populares

ÚLTIMAS

STF suspende lei sobre penas para invasores de terras

20 de setembro de 2024 às 16:04:45

IGC prevê produção e demanda recorde de grãos

20 de setembro de 2024 às 15:57:03

Banco analisa mercado de fertilizantes: Confira

20 de setembro de 2024 às 15:53:09

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br