Mapa publica Zarc para culturas do Norte e Nordeste
A ferramenta avalia as condições do solo, clima e tipos de cultivo para produção agrícola
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), na safra 2022/2023, para o cultivo do algodão, amendoim, consórcio milho/braquiária 1ª safra e do milho 1ª safra.
O zoneamento avalia as condições do solo, clima e tipos de cultivo na indicação de janelas de plantio favoráveis. Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária) e pelo PSR (Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural). Além disso, muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivo em áreas zoneadas desde que estajam enquadradas no Zarc.
Foi aprovado o cultivo do algodão herbáceo em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Pará e Roraima. Para o plantio do amendoim, os estados aprovados foram Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Roraima.
No cultivo do consórcio milho com braquiária de 1ª safra foram Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Roraima e no cultivo do milho de 1ª safra foram Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Roraima.
Com informações do Mapa
??
Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista*