Tarcísio Gomes de Freitas deseja recuperar a malha ferroviária de SP
Em entrevista Canal Rural, candidato do Republicanos ao governo paulista falou em facilitar a logística para o agro
Representante do Republicanos na disputa pelo comando do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio Gomes de Freitas planeja modernizar e ampliar a malha ferroviária do estado de São Paulo, caso seja eleito. Para ele, que é ex-ministro da Infraestrutura, o investimento no transporte ferroviário se fará necessário para ajudar o agronegócio paulista.
Nesse sentido, Freitas sinaliza que fortalecer o escoamento de produção por meio de trens não impactará o serviço voltado aos passageiros, como no caso da CPTM, na Região Metropolitana de São Paulo e no entorno de Jundiaí. “Temos muito o que recuperar, os trilhos permearam várias cidades”, pontuou o candidato a governador em entrevista ao Canal Rural.
Para fazer esse projeto dar certo, o candidato do Republicanos avisou: a intenção não será fazer o contribuinte pagar diretamente por obras relacionadas à modernização de ferrovias do estado. Ele acredita na possibilidade de investimentos serem feitos a partir de ações promovidas pela iniciativa privada. “Foi a receita que nós usamos no Ministério da Infraestrutura. Trabalhamos muito com concessões e privatizações. Isso tem dado muito certo, a gente trouxe um volume de investimento sem precedentes”, declarou Freitas.
Tarcísio Gomes de Freitas fala de portos e estradas
Tarcísio Gomes de Freitas aproveitou a entrevista ao Canal Rural para destacar que seus planos relacionados à logística em prol da produção rural não se resumem ao trabalho de recuperar ferrovias. Segundo afirmou, a agropecuária paulista será beneficiada com obras que também irão ocorrer — em uma eventual gestão dele — em estradas e terminais portuários.
“Existem algumas rodovias que precisam de duplicação, temos que dar bastante consistência ao programa de recuperação de vicinais. Revocacionar o Porto de São Sebastião, caminhar ao lado do governo federal na privatização [do porto] de Santos, que vai trazer um volume de investimentos sem precedentes”, afirmou o candidato. “Tem muita coisa para fazer na logística que, no fim das contas, vai tornar o agro de São Paulo cada vez mais competitivo.”
Na entrevista, Tarcísio Gomes de Freitas também falou sobre ações para ajudar o pequeno produtor rural (como assistência técnica e modelo diferenciado de tributação), projetos para conectar a agricultura familiar ao consumidor final (até mesmo fornecendo alimentos para a merenda em escolas estaduais) e reforma agrária (sobretudo na região de Pontal do Paranapanema).
??
No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.
Para o governo de São Paulo, foram convidados os três primeiros colocados na última pesquisa Datafolha, feita com 1.806 eleitores, de 28 a 30 de junho: Fernando Haddad (PT), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). As entrevistas irão ao ar nos telejornais ‘Mercado & Companhia’ e ‘Rural Notícias’.
COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA
??