Bolsonaro sanciona lei que torna Teresópolis a "Capital Nacional do Lúpulo"
Cercada por montanhas e unidades de conservação, o município tem clima temperado marítimo
A cidade de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, passou a ser reconhecida como a “Capital Nacional do Lúpulo”. A homenagem está na lei Lei nº 14.414, de 2022, que teve a sanção por parte do presidente Jair Bolsonaro publicada na edição de terça-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU). O PL 610/2019, que deu origem à lei, foi aprovado pelo Senado Federal em junho. O lúpulo é um dos principais ingredientes usados na fabricação de cerveja.
Clima de Teresópolis
Cercada por montanhas e unidades de conservação, o município de Teresópolis tem clima temperado marítimo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O clima no município é propício para o desenvolvimento de culturas como a do lúpulo. O cultivo do lúpulo nacional de qualidade pode ajudar a atender à demanda das cervejarias no Brasil, que muitas vezes importam o ingrediente de países como Alemanha, Estados Unidos, República Tcheca e Austrália.
“Nosso país produz aproximadamente 14 bilhões de litros [de cerveja] por ano” — Carlos Portinho
O senador Carlos Portinho (PL-RJ), que relatou o projeto na Comissão de Educação (CE), afirmou que o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. “Nosso país produz aproximadamente 14 bilhões de litros por ano e [esse setor] representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), com faturamento de R$ 100 bilhões/ano e geração de 2,7 milhões de empregos”.