Pecuarista de Goiás vence Prêmio Desafio Pecuária Responsável

Publicado no dia 06/07/2022 às 13h05min
Rubia Barra se destacou ao apresentar ideia de desenvolvimento de procedimento operacional padrão (POP) para momento de vacinação animal

Na terça-feira (5), foi realizada na cidade de São Paulo a cerimônia do Prêmio Desafio Pecuária Responsável. Ao todo, foram 73 projetos inscritos, sendo todos eles focados em bem-estar animal.

A vencedora foi a pecuarista Rubia Barra, de Goiás. Ela apresentou a ideia de criar um procedimento operacional padrão (POP), para o momento da vacinação animal.

“A gente começa a descrevendo esse POP desde a forma de como manejar os animais todos os cuidados com a higiene na hora da vacinação e também os cuidados de na questão de condicionar os animais para que eles possam não relacionar o procedimento a algo que cause dor”, diz a vencedora da premiação. “Por isso, antes de cada processo de vacinação, eles passam pelo tronco sem nenhuma intervenção que causa um desconforto”.

“No lado do vermífugo, a gente conseguiu 100% de redução dos abscessos” — pecuarista Rubia Barra

bovino sendo vacinado contra febre aftosa - - Prêmio Desafio Pecuária Responsável
Para Rubia, os resultados foram evidenciados em números na propriedade. “Conseguimos reduzir consideravelmente os abscessos da fazenda nesse manejo. De um lado, fazemos a vacina contra a aftosa e, do outro, fazemos a aplicação de vermífugo”, comenta. “94% de redução dos abscessos e, no lado do vermífugo, a gente conseguiu 100% de redução dos abscessos”, comemora a premiada pecuarista.

1ª edição do Prêmio Desafio Pecuária Responsável
Esta foi a primeira edição do evento, com foco em bem-estar animal. Ao todo, 73 projetos foram inscritos e avaliados. Na final, quatro deles estavam na disputa pelo prêmio de R$ 15 mil. Country manager da Phibro Saúde Animal, Mauricio Graziani destacou a praticidade dos projetos apresentados.

 

“O grande benefício são as ações que que podem ser aplicadas em qualquer tipo de produtor” — Mauricio Graziani

“Não são projetos mirabolantes ou muito difíceis de serem implementados. São projetos totalmente executados e eram dos nossos critérios de seleção para a parte de finalização”, observa o executivo. “Acredito que o grande benefício são as ações que que podem ser aplicadas em qualquer tipo de produtor e em qualquer tamanho de produção, não importando se tenha 50, 100, 1.000 ou 100.00 mil animais”. destaca Graziani.

??


COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

Fonte: Canal Rural

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br