Goiana Rizzo Energia fecha acordo internacional com grupo belga

Publicado no dia 18/05/2022 às 16h31min
Acordo envolve tecnologia que recupera o fósforo em propriedades com dejetos e o transforma em fertilizante

A Rizzo Energia, associada à Bley Energias, startup de Toledo (PR), fechou acordo com a Nuresys – Nutrient Recovery Systems para comercialização, no Brasil, das tecnologias desenvolvidas pelo grupo belga. Entre elas, está o processo “BIO-STRU”, que recupera o fósforo de dejetos orgânicos e o transforma em cristais que podem ser usados como fertilizantes agrícolas.

O elemento químico está presente nas águas residuais, o que representa sérios problemas ambientais porque, quando encontrado em os rios e lagos, provoca eutrofização. Com a tecnologia, há não apenas eliminação deste fósforo do meio ambiente, mas também sua transformação em ativo econômico para ser usado da agricultura.

Confira abaixo, na íntegra, fato relevante divulgado pela Rizzo Energia:

Firmado Acordo de Cooperação entre as empresas Nuresys – Nutrient Recovery Systems, da Bélgica, com a Rizzo Energias, de Goiás, associada a Bley Energias, startup residente no Biopark em Toledo PR, no último dia 11, em Deerlijik, região de Flanders, Bélgica.

Pelo Acordo, a Nuresys permite que a Rizzo/Bley comercializem no Brasil as tecnologias desenvolvidas pela Nuresys que, entre outras, detém a propriedade intelectual e o conhecimento científico e tecnológico do processo industrial com a marca “BIO-STRU”.

Trata-se de tecnologia que recupera o Fósforo, biofertilizante, nos esgotos, ou nos digestatos de biodigestores, produzindo cristais com 26% de Fósforo e 5% de Nitrogênio. É possível produzir Fósforo nas propriedades com dejetos animais, indústrias com efluentes orgânicos ou estações de saneamento básico de esgotos urbanos. A tecnologia purifica as águas residuais e esgotos, por precipitação do fosfato nelas contido, em forma de cristais limpos e secos.

 â??

O Fósforo é um dos fertllizantes usados na produção agrícola, está presente nas águas residuais, representa sérios problemas ambientais quando encontra os rios e lagos, provoca eutrofização, que impacta a qualidade das águas e prejudica severamente a vida aquática, sendo considerado um impacto ambiental de grande magnitude.

O BIO-STRU recupera o Fósforo, como ativo econômico e estratégico, controla o passivo ambiental, completa a economia circular e contribui diretamente para a sustentabilidade das atividades.

Fonte: STG NEWS

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br