Como deve ser feita a adubação fosfatada para o arroz?

Publicado no dia 11/04/2022 às 16h18min
O fósforo é considerado o elemento mais deficiente nos solos brasileiros

O fósforo é considerado o elemento mais deficiente nos solos brasileiros. Os níveis desse nutriente encontrados no solo são, geralmente, menores do que os de nitrogênio e potássio. A importância da adubação fosfatada para a nutrição do arroz é largamente demonstrada na literatura científica. Na vida da planta, o fósforo participa direta ou indiretamente de todos os fenômenos ligados à preservação e à transferência de energia dentro da planta.


Segundo publicação da Embrapa, como o nitrogênio, o fósforo atua em vários processos da planta como a fotossíntese, o crescimento e desenvolvimento das raízes das plantas. No arroz, o fósforo é necessário para o perfilhamento, a formação (enchimento) e a qualidade dos grãos. Portanto, a adubação fosfatada é essencial, tanto para compensar sua deficiência, elevando os níveis na solução do solo, como para aumentar a produtividade das culturas.

??

Da mesma forma que a adubação nitrogenada, para a aplicação de fertilizantes fosfatados também são recomendadas alguma técnicas para aumentar sua eficiência no solo. Se, no caso do nitrogênio, a maior limitação são as perdas por volatilização, do fósforo o fator mais limitante é a alta capacidade dos solos de no caso fixar esse elemento, fenômeno capaz de transformar o fósforo solo. vel dos fertilizantes em formas de fósforo não-disponivel para as plantas.

Geralmente, em solos onde se cultiva arroz de terras altas, o fósforo na solução do solo é muito baixo, e sua eficiência de absorção pelas plantas não passa de 20% na maioria das vezes. Em razão disso, nas áreas novas, a recomendação de adubação fosfatada objetivos bastante distintos: o primeiro é o da adubação corretiva ou, simplesmente, tem sido baseada em dois princípios, com fosfatagem, que visa elevar o nível de fósforo disponível do solo; e o segundo é o da adubação de manutenção, que é feita no sulco de plantio, visando suprir as necessidades da planta.

com informações da Embrapa

Fonte: Por: Agrolink & Assessoria

Populares

ÚLTIMAS

STF suspende lei sobre penas para invasores de terras

20 de setembro de 2024 às 16:04:45

IGC prevê produção e demanda recorde de grãos

20 de setembro de 2024 às 15:57:03

Banco analisa mercado de fertilizantes: Confira

20 de setembro de 2024 às 15:53:09

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br