Fiscais impedem comercialização de 750 toneladas de grãos
Sementes piratas foram apreendidas em Pejuçara e Augusto Pestana
Os fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), impediram a venda de mais de 750 toneladas de grãos como sementes em Pejuçara e Augusto Pestana, no Rio Grande do Sul. As ações de combate a pirataria de sementes foram realizadas entre o dia 31 de março e 5 de abril.
Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (6) pela Secretaria, foram apreendidos 339,2 toneladas de grãos de trigo e 339 toneladas de aveia branca, que seriam vendidos como semente, sem origem e em desconformidade com a legislação.
Outras 17,5 toneladas de azevém e 64 toneladas de soja tiveram a comercialização suspensa, até que se comprove a origem.
??
De acordo com o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, Rafael Lima, o material ilegal pode limitar o potencial produtivo nas lavouras, devido a ausência de garantia de qualidade.
Ele afirma ainda que o desconhecimento da origem de sementes piratas pode fazer com que o agricultor cultive em sua propriedade espécies de plantas daninhas nocivas, de difícil controle, além de outras doenças.
Com informações e foto da Seapdr