Preços do complexo soja sofrem queda no mercado interno, aponta Cepea

Publicado no dia 28/03/2022 às 11h35min
Valorização do Real e cenário de colheita em outros países influenciaram o recuo nos valores

Os prêmios de exportação e os valores do complexo soja recuaram no mercado doméstico nos últimos dias, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

A pressão veio da desvalorização do dólar frente ao Real, da proximidade da finalização da colheita de soja em importantes áreas do Brasil, do início da colheita na Argentina e das expectativas de aumento de área da oleaginosa nos Estados Unidos. 

Entre 18 e 25 de março, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) recuou significativos 4,3%, a R$ 193,27/saca de 60 kg na sexta. O Indicador CEPEA/ESALQ – Paraná registrou baixa de 4% no mesmo comparativo, indo para R$ 189,54/sc de 60 kg no dia 25. 

Farelo de soja
Os preços do derivado também recuaram nos últimos dias. Além de ser influenciado pela desvalorização do grão, grande parte dos consumidores se abasteceu de curto a médio prazo e não sinalizou necessidade de negociar grandes volumes no mercado spot.

â??

Óleo de soja
A liquidez está baixa. A disparidade entre os valores de compradores e vendedores é alta, uma vez que parte das indústrias ainda não repassou a queda do grão para o derivado, com pedidas acima da paridade de exportação. 

 

 

Informações por Cepea

Fonte: SBA