Yara suspende compras de fornecedores ligados a sanções impostas à Rússia
A empresa disse que pretende garantir a continuidade nas cadeias de abastecimento de alimentos utilizando seu sistema de produção global
A fabricante norueguesa de fertilizantes Yara International afirmou nesta sexta-feira (11) que interrompeu todas as compras de fornecedores vinculados a entidades e pessoas que sofreram sanções da União Europeia em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.
A empresa disse que pretende garantir a continuidade nas cadeias de abastecimento de alimentos utilizando seu sistema de produção global, mas reiterou preocupação com a segurança alimentar global e pediu ações de governos para diminuir a dependência da Rússia nesse setor.
No início desta semana, a Yara havia reduzido temporariamente a produção em suas fábricas de Ferrara, na Itália, e Le Havre, na França, em virtude dos preços recordes de gás natural na Europa. Com as interrupções a empresa acredita que sua produção europeia de amônia e ureia esteja operando a 45% da capacidade até o fim desta semana.
Yara é um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes minerais. Foto: Yara/Reprodução