Guerra ainda não impacta estoque de fertilizantes no Brasil, diz Tereza Cristina

Publicado no dia 02/03/2022 às 16h41min
Ministra da Agricultura afirma que maiores preocupações são sobre preços de insumos no futuro

Diante do conflito entre Rússia e Ucrânia, o escoamento de commodities pela Bielorrússia permanece fechado após sanções econômicas impostas por nações europeias e Estados Unidos. Assim, exportações de potássio - minério extremamente necessário à agricultura brasileira - estão paradas.

A ministra da agricultura Tereza Cristina Corrêa falou sobre o fornecimento de fertilizantes ao Brasil e as dificuldades que o setor deve sofrer nas próximas safras, em entrevista à CNN Brasil, nesta quarta-feira (2).

Mais de 90% do que é consumido de potássio no Brasil vem de países como a Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Lituânia. Diante da preocupação do desabastecimento, o ministério tem articulado a compra do minério de fornecedores, como o Canadá e o Irã.

“Apesar da forte dependência de importações do NPK, nitrogênio, fósforo e potássio, nós temos um estoque de passagem e estamos conversando com a associação nacional de adubo, a Anda, que tem um estoque 'de passagem' para chegarmos até a próxima safra, em outubro”, afirmou a ministra. 

??

Disse também que as preocupações do setor ficarão concentradas principalmente nos preços futuros de insumos, decorrentes das atuais sanções aplicadas à Rússia.

Tereza Cristina informou que vai dia 12 de março ao Canadá, país que concentra a maior produção de potássio do mundo, para tentar novos acordos comerciais, a fim de diminuir as tensões sobre o fornecimento.

*Supervisionado por Valdecir Cremon

Fonte: SBA

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br