Fertilizantes: guerra gera preocupação sobre oferta e preços, diz Itaú BBA

Publicado no dia 25/02/2022 às 16h21min
A Rússia é o segundo maior exportador mundial de nitrogenados e o terceiro em fosfatados e potássicos

A escalada da crise entre Rússia e Ucrânia causa impacto também no mercado internacional de fertilizantes. A Rússia é o segundo maior exportador mundial de nitrogenados e o terceiro em fosfatados e potássicos, somando 16% dos adubos exportados em todo o mundo.

Guerra gera incertezas para o agronegócio, dizem especialistas
Preços de fertilizantes sobem com guerra entre Rússia e Ucrânia
Independente do fim do conflito estar próximo, a expectativa é para uma alta nos valores dos fertilizantes, segundo o consultor de agronegócio do Itaú BBA, César de Castro.

“De maneira geral, o cenário coloca uma pressão de alta nos preços, pois já havíamos observado queda na ureia, mas pode haver uma reversão. É importante estar atento a situação, que preocupa, pois as compras estão atrasadas no Brasil”, pondera.

??

“Como um grande fornecedor de potássio, a dúvida é saber se as sanções impostas à Rússia vão afetar as importações do produto para o Brasil. Isso ainda não está claro, mas se acontecer é preocupante. O risco de desabastecimento aumentou, assim como o risco para preços mais altos”, avalia.

Segundo Castro, o problema da guerra entre Rússia e Ucrânia também pode afetar a oferta de fertilizantes na Europa, que depende do gás natural para fomentar sua produção.

Fonte: Canal Rural

Populares

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br