Exportação de soja bateu novo recorde em 2021
Foram 86,1 milhões de toneladas, incremento de 3,86%
O país atingiu um novo recorde ao exportar 86,1 milhões de toneladas de grãos em 2021, correspondendo ao incremento de 3,86%, em relação ao exercício anterior. Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná, os três maioresprodutores da oleaginosa no país seguem como os maiores exportadores, direcionando para o mercado externo, respectivamente, nesta temporada, 23,7, 12,5 e 10,6 milhões de toneladas. Veja com detalhes na tabela elaborada pela Conab:
??
Diferentemente do que ocorre com o milho, onde a prioridade do plantio é dada à oleaginosa, a safra atual foi semeada dentro da janela ideal do clima, o que em tese, assegura maior disponibilidade do produto em relação ao mesmo período do ano anterior.
As exportações de farelo de soja experimentaram incremento de 1,6% em relação ao exercício passado, com destaque na expedição pelos portos de Santos – SP e Rio Grande – RS. Os estados do MT, PR e RS, aparecem como os maiores ofertantes do subproduto oleaginoso, com 5,7, 3,4 e 2,3 milhões de toneladas, respectivamente.
A importância e a crescente participação do escoamento da oleaginosa pelo Arco Norte se consolidam a cada exercício aumentando no ano calendário de 2021, a participação percentual de 31,7 para 32,3%, com destaque para o escoamento pelos portos de Itaqui (MA) e Barcarena (PA). Houve avanço, nos últimos anos, da produção agrícola no Matopiba que, dada sua localização tem como destinação natural a exportação pelos portos do Arco Norte. Os portos do sul do país, com exceção de Santos (SP) e Rio Grande (RS), apresentaram desempenho inferior ao registrado em 2020.