Covid: Brasil tem primeira vacina 100% nacional

Publicado no dia 23/02/2022 às 11h27min
Foram entregues as primeiras 550 mil doses no país

 

 

Em uma cerimônia o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregaram a primeira vacina contra a Covid-19 produzida com insumo nacional, sendo assim, a primeira 100% brasileira. Na ocasião 6 pessoas receberam o imunizante, em Brasília (DF). Houve investimento de R$ 1,9 bilhão do governo federal para o acordo.

??
Foram entregues 550 mil doses mas, segundo a Fiocruz,  já foram produzidos um quantitativo de IFA nacional equivalente a cerca de 25 milhões de doses de vacina. A instituição já envasou 2,6 milhões de doses.  Ao todo, o ministério contratou 105 milhões de doses da vacina da instituição para este ano, sendo 45 milhões de doses da vacina nacional. 

A vacina chega sob a marca AstraZeneca, conforme contrato assinado no ano passado entre a empresa anglo-sueca e a Fiocruz. A autorização de produção do insumo foi dada em janeiro. O IFA brasileiro é composto por vírus e células e é feito a partir do adenovírus incapaz de se replicar no organismo. As células são multiplicadas, infectadas com o vírus e passam por um processo de purificação, para a remoção dos contaminantes do vírus, como proteínas produzidas pelas células. Por fim, o vírus é concentrado e colocado na solução que contém os componentes da formulação do IFA.

Fonte: Por: AGROLINK -Eliza Maliszewski