Vantagem do boi sobre a carne bovina se amplia, diz Cepea
Alto patamar da carne e ao baixo poder de compra da maior parte da população impactaram no cenário
Enquanto as exportações brasileiras de carne bovina apresentam forte desempenho nestas primeiras semanas do ano, e sustentam os preços da arroba do animal para abate, as vendas da proteína no mercado doméstico estão enfraquecidas.
O cenário está relacionado ao alto patamar da carne e ao baixo poder de compra da maior parte da população, o que acaba limitando os avanços dos valores.
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que, diante disso, a diferença entre os valores médios da arroba do boi gordo para abate e da carne negociada no mercado atacadista da Grande São Paulo vem se ampliando desde novembro do ano passado.
Agora em fevereiro, a diferença já é a maior desde julho de 2016. Na parcial deste mês (até o dia 8), enquanto o valor médio à vista da arroba do boi gordo (Indicador CEPEA/B3, estado de São Paulo) está em R$ 336,03, o da carcaça casada do boi (Grande São Paulo) está em R$ 317,40, ou seja, diferença de 18,63 Reais/@.
Em julho de 2016, a diferença foi de 24,36 Reais/@ – para esses cálculos, foram consideradas as médias mensais deflacionadas pelo IGP-DI.
Com informações do Cepea.
Foto de capa: Wenderson Araujo Trilux CNA.