Preço do leite repassado ao produtor cai 0,6% em janeiro, diz Cepea
Litro do produto ficou cotado a R$ 2,1093 na média brasileira
O preço do leite captado em dezembro de 2021 e pago aos produtores em janeiro de 2022 sofreu redução de 0,6% em relação ao mês anterior. O litro do leite na “Média Brasil” líquida do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) ficou a R$ 2,1093.
Devido à redução da demanda, o valor foi 5,6% inferior ao registrado em janeiro de 2021, sendo também o menor desde março de 2021, em termos reais.
Apesar da típica queda de preços ao produtor nesta época do ano, relacionada a um aumento da oferta sazonal, o resultado ocorreu devido à fragilidade da demanda por lácteos e à perda do poder de compra do brasileiro.
Segundo a pesquisa do Cepea junto a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em dezembro de 2021, o valor do leite UHT e do leite em pó ficaram 1,1% e 0,8% acima da média de novembro, respectivamente. Já no mercado da muçarela, houve uma queda de 5,7% do preço.
O poder de compra do pecuarista no mês passado frente ao milho caiu, o produtor precisou de 41,50 litros de leite para adquirir uma saca de 60 kg do cereal, contra 38,52 litros registrados em novembro.
Diante do atual cenário, a oferta de leite seguiu enxuta no campo e o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L) caiu 1,9% de novembro para dezembro.
Com informações e gráfico do Cepea
Wenderson Araujo/Trilux/CNA