Abertura da Colheita de Arroz vai debater custos de produção do setor

Publicado no dia 19/01/2022 às 12h22min
Os custos da lavoura sempre foram um ponto crucial na atividade orizícola. Porém, na próxima safra, o tema será a tônica do setor

A questão dos custos de produção da lavoura, que preocupam os orizicultores, será tema de debate no dia 17 de fevereiro, durante a 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.

Com o tema “Custos de produção como diferencial estratégico”, o painel terá a participação do diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), João Batista Camargo Gomes, com a moderação do engenheiro agrônomo e produtor rural em Camaquã (RS), José Carlos Gross.

Segundo Gomes, o debate sobre este tema é pertinente e adequado para o momento, pois houve uma elevação muito grande na questão dos insumos e o produtor de arroz terá que enfrentar uma próxima safra sem saber exatamente ainda que custo terá.

“Além do custo dessa safra que estamos passando, é preciso abordar uma possibilidade e perspectiva para a próxima safra. Pois aí sim, nesta que estamos o produtor conseguiu comprar os insumos em um período adequado com preços mais compatíveis com a realidade como fizeram mais no início. Em relação à próxima safra temos um problema instalado pois além dos custos não terem baixado ainda, não sabemos o que vai acontecer e o mercado se apresenta de uma forma preocupante”, destaca.

Custo de produção
Para Gross, os custos da lavoura sempre foram um ponto crucial na atividade orizícola. Porém, na próxima safra, este tema será de grande importância e será a tônica do setor.

“É o assunto mais importante no próximo período. A elevação dos custos, especialmente dos insumos básicos como o adubo e o óleo diesel tiveram um aumento desproporcional em relação aos valores dos grãos. Desta forma, a análise dos custos para a safra que vem será o fator principal para a tomada de decisão quanto na área da cultura e nos investimentos em tecnologias a serem adotados. Quem não fizer esta análise de forma rigorosa poderá colocar o seu negócio em risco”, comenta.

Com o tema “A Produção de Alimentos no Pós-Pandemia. Novos Patamares, Novos Desafios”, o evento, de 16 a 18 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão (RS), seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line. A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial.

â??
Arroz RS sendo colhido
Foto: Romeu Casanova/Irga

 

Fonte: Canal Rural