MT exporta quase 26 mil toneladas de carne bovina na última semana, diz Imea
Dado foi divulgado no boletim do Imea na quarta (17)
O volume total das exportações mato-grossenses de carne bovina em equivalente carcaça (TEC) totalizou 25,83 mil toneladas, o menor resultado desde junho de 2018 (período em que houve a greve dos caminhoneiros e que as exportações ainda não tinham todo o gás de atualmente).
O valor representa um recuo de 53,45% no comparativo mensal, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apresentadas no último relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Com relação à receita, o total foi de US$ 104,83 milhões, decréscimo de 57,47% ao mês de outubro.
Esse cenário de queda foi pautado, sobretudo, pela paralisação nos embarques para a China — o principal player consumidor da proteína —, uma vez que o país, somado a Hong Kong e Macau, registrou um recuo de 80,80% das suas compras e totalizou 6,82 mil TEC, ante a 35,00 mil TEC que foram embarcadas em set.21.
Intenções de Confinamento
No mês de outubro, o Imea realizou o último levantamento das intenções de confinamento para 2021 no estado de Mato Grosso.
A pesquisa contou com a participação de 138 produtores, o equivalente a 75,41% da amostra total. O volume consolidado foi de 837.770 animais, decréscimo de 5,32% ante o levantamento de julho, mas 1,84% acima do registrado em 2020.
Isso ocorreu mediante a conjuntura atual do mercado, que pressionou a arroba e fez com que os confinadores buscassem alternativas para a entrega dos seus animais.
O pico de oferta que era para ocorrer em outubro, como foi em 2020, foi redistribuído nos últimos dois meses do ano.
Dentre as medidas mencionadas, uma parcela dos informantes relatou ter destinado seus animais ao pasto, como também alterou a formulação da ração ofertada no cocho no intuito de tardar a engorda.
Com informações do IMEA.