Segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começa hoje
Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados nesta etapa
Começa nesta segunda-feira (1º), a 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa de 2021. Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade devem ser vacinados. Os dados foram divulgados na quinta-feira (28), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A aplicação ocorre em 19 unidades da federação, de acordo com o calendário nacional de vacinação. No Amazonas e em Mato Grosso, somente os municípios reconhecidos como áreas livres da doença sem vacinação, não irão realizar a imunização.
As doses adquiridas em locais autorizados, devem ser mantidas entre 2ºC e 8ºC, desde a compra até a aplicação. De acordo com o novo regulamento, cada animal deve receber 2 ml da vacina na tábua do pescoço.
O produtor além de imunizar o rebanho, deve declarar-se ao órgão de defesa sanitária animal de sua região.
Os estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação, estão proibidos de fazer a aplicação e comércio da vacina, como o Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e parte do Amazonas e do Mato Grosso.
O Brasil por meio do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) 2017-2026, busca ser um território livre da doença sem vacinação até 2026. Cerca de 70 nações já possuem esse reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Com informações do Mapa.