Soja: chuva em Mato Grosso e Bahia. Siga a previsão para novembro

Publicado no dia 27/10/2021 às 15h53min
Trégua na umidade em certas áreas e retomada em outras. No Sudeste, destaque é Minas Gerais, enquanto no Norte maiores volumes devem cair em Rondônia

Após semanas de chuvas mais expressivas em grande parte do país, levando até a paralização dos trabalhos em campo na região Sul, a umidade elevada dá uma trégua, mas no início de novembro a precipitação volta a se elevar em algumas áreas. Confira a previsão para esta semana e para a próxima:

SUL

Com a trégua da chuva na região e a elevação de temperaturas, a tendência é que a umidade no solo diminua, facilitando a retomada do plantio da soja. Entre esta quarta-feira, dia 27 e o próximo domingo, 31, a previsão é de até 30 mm de precipitação no norte do Paraná e até 15 mm no restante do estado. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a chuva pode cair em baixos volumes e de forma isolada. Já na semana que vem, de 1 a 5 de novembro, a umidade vai voltar em toda a região, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

SUDESTE

Ao longo dos próximos cinco dias, de 27 a 31 de outubro, os maiores acumulados de chuva estão previstos para a faixa leste de São Paulo e sul de Minas Gerais, com mais de 50 mm. Nas outras áreas, incluindo centro e sul de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, interior paulista e triângulo mineiro, a previsão é de mais de 30 mm. Porém, na próxima semana, de 1 a 5 de novembro, a chuva aumenta no centro de Minas Gerais, assim como no centro e triângulo mineiro, com acumulado que pode ultrapassar os 70 mm.

CENTRO-OESTE

Até 31 de outubro, os maiores acumulados de chuva devem ficar no noroeste de Goiás e vários municípios de Mato Grosso, principalmente na faixa leste e oeste, com mais de 50 mm de chuva. Na semana que vem, entre 1 e 5 de novembro, a umidade volta a cair com força e de forma mais ampla na região, com mais de 50 mm em grande parte de Goiás e Mato Grosso do Sul, além de 30 mm em grande parte de Mato Grosso.

 

NORTE

Calor e presença de umidade mantém o céu carregado na região Norte. Até o próximo domingo, dia 31 de outubro, a expectativa é de acumulados de mais de 70 mm concentrados em localidades de Rondônia, Amazonas e Acre. Pará e Amapá terão cerca de 30 mm de chuva, enquanto no Tocantins as precipitações diminuem, com cerca de 15 mm. No começo de novembro, o sul de Tocantins e a metade sul do Pará terão mais chuva, em torno 30 mm.

NORDESTE

Áreas de instabilidade da Amazônia vêm provocando pancadas de chuva no interior do Nordeste do Brasil. Porém, até o próximo domingo, 31, a precipitação será mais isolada. No período, vai chover no máximo 30 mm no norte do Maranhão e sul da Bahia e 15 mm no norte do Piauí. Entretanto, na semana que vem, entre 1 e 5 de novembro, a chuva tende a se espalhar em toda a região, com volume de mais de 50 mm no centro e sul da Bahia.

Fonte: Canal Rural