Nuvem de poeira gigante chega na Argentina e coloca o Brasil em alerta

Publicado no dia 27/10/2021 às 16h40min
Nuvem de poeira gigante, com mais de 600 mil km², formada após um forte temporal no último domingo (24), está se movendo pela costa do Atlântico Sul chega na Argentina e coloca o Brasil em alerta.

Uma nuvem de poeira se formou após forte temporal que atingiu a Patagônia, no sul da Argentina, no último domingo (24). O boletim técnico divulgado pelo Serviço Meteorológico Nacional aponta que as rajadas de vento durante o temporal alcançaram os 163 quilômetros por hora.

O resultado é uma névoa de 615 mil quilômetros quadrados de extensão que se move pela costa do Atlântico Sul. Você pode vê-la na imagem de satélite abaixo, publicada no Twitter por Santiago Gassó, pesquisador da Nasa.

A foto mostra que a nuvem se estende por uma faixa de mais de mil quilômetros, cobrindo a região de Puerto Madryn, no Norte da Patagônia, até Mar del Plata, na costa da província de Buenos Aires.

A possibilidade de a névoa chegar ao Brasil é pequena, de acordo com César Soares, meteorologista da Climatempo. Segundo ele, até chegar aqui, a nuvem de poeira já estará muito misturada com a nebulosidade da frente fria. Além disso, ele aponta a condição mais úmida do país como fator que deve desfavorecer a tempestade e, por isso, a nuvem deve se dissipar.

Nuvem de poeira gigante

O fenômeno não se compara aos eventos que foram relatados no interior de São Paulo e em áreas do Centro-Oeste no último mês. O poeirão que aparece por aqui é consequência do solo seco e sujeira depositada durante um longo período — além de problemas como a estiagem, desmatamento e queimadas.

Gassó explicou em seu Twitter que a nuvem de poeira no oceano é resultado do sistema de baixa pressão, normalmente associado à formação de nuvens e chuvas, que trouxe neve para a região de Usuahia e tempestade de vento para a Patagônia.

“El mismo sistema que trajo nieve a #Usuahia trajo un temporal de viento a la Patagonia, con una voladuras de polvo desde Neuquén para el sur y generó una nube gigante de polvo que ahora esta sobre el mar y se ve muy bien desde el satélite @SMN_Argentina @MeteoNacho”

Fonte: Gizmodo

Fonte: AgroNews

ÚLTIMAS

Cotações - Boi gordo

30 de novembro de 2021 às 16:21:42

Cotações - Vaca gorda

30 de novembro de 2021 às 16:20:03

Fale Conosco

RUA B 21 QUADRA 25 CASA 05 ITANHANGA UM CEP 75680 456 Caldas Novas/GO
(66) 9995-30168 | (64) 3453-5179 | (66) 99953-0168
contato@portalghf.com.br