Nova campanha de vacinação contra febre aftosa começa em 1º de novembro
No próximo mês devem ser imunizados bovinos e bubalinos de 21 estados e DF
A próxima segunda-feira (01º) marca o início de novembro e de novas campanhas de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa em 21 estados e no Distro Federal.
De acordo com o calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 18 unidades federativas e no DF deverão ser imunizados animais com idade de até 24 meses, na segunda etapa da campanha.
No Amapá, acontece a 3ª etapa que busca a vacinação anual de bovinos e búfalos de todas as idades.
No Espirito Santo e em Roraima acontece a primeira etapa da campanha destinada aos animais de todas as idades que, excepcionalmente, no estado nortista, nas reservas indígenas “Raposa Serra do Sol” e “São Marcos”, vai até 15 de novembro.
Sem Vacinação
Santa Catarina era desde 2007 o único estado brasileiro considerado zona livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Em maio deste ano, a entidade internacional concedeu o status a mais unidades federativas do país.
Assim, são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação os estados do Acre; Paraná; Rio Grande do Sul; Rondônia e Santa Catarina.
Também integram o grupo parte do estado do Amazonas nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá na divisa com Humaitá.
No Mato Grosso, são reconhecidos os municípios de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína.