Brasil tem grande potencial em "economia verde", afirma Tereza Cristina

Publicado no dia 26/10/2021 às 10h39min
Ministra defende que país seja diferenciado como produtor sustentável de alimentos

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa, afirmou que o Brasil é “um dos poucos países do mundo com condições reais para ter uma economia de verdade”, em referência ao lançamento do Plano Nacional de Crescimento Verde (PNCV), nesta segunda-feira (25), no Palácio do Planalto. O programa é coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. 

Teresa Cristina destacou medidas de regularização fundiária e ambiental, com instrumentos para o uso sustentável de recursos naturais, aplicadas pelo Mapa.

“Queremos garantir uma agropecuária competitiva e de baixo impacto ao meio ambiente, com resiliência e adaptação às mudanças climáticas. A agricultura brasileira é descarbonizante e caminha a passos largos para a neutralidade de carbono”, completou.

A ministra também citou ainda o lançamento nesse mês da Cédula do Produtor Rural Verde (CPR Verde), por meio do qual os produtores rurais passam a receber pagamentos pela preservação ambiental, com recursos de fundos e empresas interessadas em compensar suas emissões de gases do efeito estufa.

 

 

O programa

 O Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+, foi apresentado pela ministra como uma das mais ambiciosas políticas públicas agropecuárias no mundo. Até 2030, a meta do Plano é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário com a adoção de tecnologias de produção sustentável. 

O Programa Nacional de Crescimento Verde tem como principais objetivos aliar redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico, melhorando assim a condição de vida da população brasileira. O Programa será guiado por incentivos econômicos, transformação institucional e critérios de priorização de políticas públicas e projetos e ações do setor privado.

Os incentivos econômicos terão como foco a promoção do desenvolvimento de instrumentos de mercado. No âmbito da transformação institucional, o propósito é fazer com que ações do governo federal potencializem projetos verdes. Já os critérios de priorização visam dar destaque às iniciativas verdes.

â??

Atualmente, o governo federal conta com linhas de crédito que, somadas, chegam a R$ 400 bilhões e contemplam projetos verdes em áreas como: conservação e restauração florestal, saneamento, gestão de resíduos, ecoturismo, agricultura de baixa emissão, energia renovável, mobilidade urbana, transporte e logística, tecnologia da informação e comunicação e infraestrutura verde. Esses recursos impulsionarão a economia, gerando empregos e contribuindo para a consolidação do Brasil como a maior economia verde do mundo.
 

Com informações do Mapa

Foto de capa: Agência Brasil

Fonte: SBA